Diálogos sobre o ensino dos esportes na Educação Física escolar: uma pesquisa-ação na formação continuada

Fernando Jaime González, Robson Machado Borges

Resumo


A pesquisa teve por objetivo verificar as consequências de uma experiência de formação colaborativa, nas concepções e nas formas de professores de Educação Física ensinar esportes com interação entre adversários. Através de uma pesquisa-ação, foi desenvolvido um estudo-colaborativo com sete docentes com formação em Educação Física, sobre ensino dos esportes de invasão, durante dois anos e meio. Nesse tempo, através de diálogos crítico-reflexivos, foram realizados 25 encontros de estudos. Os resultados apontam que existem possibilidades de mudança na forma de trabalho dos professores que participam em experiências de pesquisa-ação, mas que empreendimentos deste tipo apresentam um conjunto de dificuldades e desafios que necessita ser considerado em seu desenvolvimento para construir condições efetivas de câmbio. 


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Esporte; Pesquisa-Ação

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA