Diálogos sobre o ensino dos esportes na Educação Física escolar: uma pesquisa-ação na formação continuada

Autores

  • Fernando Jaime González UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Robson Machado Borges UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172

Resumo

A pesquisa teve por objetivo verificar as consequências de uma experiência de formação colaborativa, nas concepções e nas formas de professores de Educação Física ensinar esportes com interação entre adversários. Através de uma pesquisa-ação, foi desenvolvido um estudo-colaborativo com sete docentes com formação em Educação Física, sobre ensino dos esportes de invasão, durante dois anos e meio. Nesse tempo, através de diálogos crítico-reflexivos, foram realizados 25 encontros de estudos. Os resultados apontam que existem possibilidades de mudança na forma de trabalho dos professores que participam em experiências de pesquisa-ação, mas que empreendimentos deste tipo apresentam um conjunto de dificuldades e desafios que necessita ser considerado em seu desenvolvimento para construir condições efetivas de câmbio. 

Biografia do Autor

Fernando Jaime González, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor na mesma área pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2010). Desde 1998 é professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul onde trabalha nos cursos de Educação Física e no PPG em Educação nas Ciências. É professor colaborador do PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro. Tem experiência nas áreas de Educação Física escolar e Sociologia das disposições para a ação. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação profissional, ensino dos esportes, currículo e planejamento, na primeira área; classe social, socialização e práticas corporais, na segunda. Entre outras produções bibliográficas, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2008, 2010) e um dos autores dos livros de Educação Física da coleção Entre Nos da Editorial Edelbra (2012). No ano 2011, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte lhe outorgou o Prêmio CBCE de Literatura Científica pela sua tese de doutorado.

Robson Machado Borges, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física pela Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professor na Unijuí, trabalhando no curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, pesquisando nos seguintes temas: metodologias de ensino dos esportes, formação de professores, Educação Física escolar e currículo e planejamento.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

González, F. J., & Borges, R. M. (2015). Diálogos sobre o ensino dos esportes na Educação Física escolar: uma pesquisa-ação na formação continuada. Motrivivência, 27(45), 172–188. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)