Conocimientos académicos, saberes y prácticas pedagógicas del Profesor de Educación Física: mapeando vínculos

Autores/as

  • Fernando Jaime González UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Robson Machado Borges UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p36

Resumen

Esta investigación buscó identificar en los saberes movilizados por una profesora de educación física en su práctica docente, elementos de su formación inicial. Con ese propósito, se realizó un estudio de caso que consistió en la observación de diecisiete clases de una profesora que trabajaba en una escuela pública de la ciudad de Ijuí/RS. Los resultados indican que la mayor parte de los saberes docentes activados por la profesora en su práctica profesional, pueden ser identificados como procedentes de su formación inicial. Es evidencia de eso, la "pluralidad" de prácticas corporales tematizadas y la centralidad dada a la tomada de decisión cuando enseña los deportes de invasión, aspectos que coinciden con principios defendidos por la institución en que la profesora cursó su formación inicial.

 

 

Biografía del autor/a

Fernando Jaime González, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor na mesma área pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2010). Desde 1998 é professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul onde trabalha nos cursos de Educação Física e no PPG em Educação nas Ciências. É professor colaborador do PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro. Tem experiência nas áreas de Educação Física escolar e Sociologia das disposições para a ação. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação profissional, ensino dos esportes, currículo e planejamento, na primeira área; classe social, socialização e práticas corporais, na segunda. Entre outras produções bibliográficas, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2008, 2010) e um dos autores dos livros de Educação Física da coleção Entre Nos da Editorial Edelbra (2012). No ano 2011, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte lhe outorgou o Prêmio CBCE de Literatura Científica pela sua tese de doutorado.

Robson Machado Borges, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física pela Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professor na Unijuí, trabalhando no curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, pesquisando nos seguintes temas: metodologias de ensino dos esportes, formação de professores, Educação Física escolar e currículo e planejamento.

Publicado

2015-05-04

Cómo citar

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Conocimientos académicos, saberes y prácticas pedagógicas del Profesor de Educación Física: mapeando vínculos. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 36–48, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n44p36. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p36. Acesso em: 23 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a