A práxis na iniciação à docência: resenha do livro "PIBID: formação docente e práticas pedagógicas em Educação Física – Volume 2"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67204

Resumo

A obra analisada traz contribuições sobre os aspectos pedagógicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Física. Em termos de conteúdo são enfatizadas experiências nas quais o aluno possui papel ativo nas aulas a partir da aplicação de elementos da sociologia da infância na escola. Em coerência, um aspecto destacado no processo de escrita do livro foi a participação dos discentes em cada capítulo, refletindo sobre as experiências vividas dentro do programa. Assim, recomendamos a leitura do volume para uma compreensão mais detalhada sobre o papel do programa PIBID, particularmente na implantação de conteúdos pouco usuais e na ressignificação das práticas presentes no contexto escolar.

Biografia do Autor

Erika Fernandes de Almeida Arruda, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no curso de pòs-graduação associado UEM/UEL em Educação Física. Mestre em Desenolvimento Motor. Especialista em Atividade Física e Saúde. Membro do Grupo de Estudos do Lazer (GEL), desde 2013.

 

Katharine Aguiar Tolomeotti, Universidade Estadual de Maringá

Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2012) e em Educação Especial: Área da Deficiência Intelectual/Mental e Deficiência Múltipla pela Faculdade Integradas do Vale do Ivaí (2013)

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá

Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá na Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e no Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado). Coordena o GEL - Grupo de Estudos do Lazer (2000). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Mestre (1999) e Doutor (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Possui PósPhD pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de estágio sênior (2015) na Universidade de Munster, Alemanha. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, aventura, complexidade (relações socioculturais e biodinâmicas presentes no movimento humano), cultura, recreação, e ensino da educação física

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Arruda, E. F. de A., Tolomeotti, K. A., & Pimentel, G. G. de A. (2020). A práxis na iniciação à docência: resenha do livro "PIBID: formação docente e práticas pedagógicas em Educação Física – Volume 2". Motrivivência, 32(62), 01–13. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67204

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