La práctica em la iniciación a la enseñanza: reseña de libro "PIBID: formación docente y prácticas pedagógicas en Educación Física - volumen 2"
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67204Resumen
El trabajo analizado aporta contribuciones sobre los aspectos pedagógicos del Programa Institucional de Iniciativas para la Enseñanza (PIBID) en Educación Física. En términos de contenido se destacan las experiencias en las que el alumno tiene un papel activo en las clases desde la aplicación de elementos de la sociología de la infancia en la escuela. En consistencia, un punto culminante en el proceso de escritura del libro fue la participación de los estudiantes en cada capítulo, reflexionando sobre las experiencias vividas dentro del programa. Por lo tanto, recomendamos leer el volumen para una comprensión más detallada de la función del programa PIBID, en particular en la implementación de contenidos inusuales y la significación de las prácticas presentes en el contexto escolarCitas
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo da educação superior: 2014 – resumo técnico. Brasília: INEP/MEC, 2016.
CUNHA, Maria I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, maio/ago, p. 266, 2006.
DOLTON, Peter; MACENARO, Oscar; VRIES, Robert; SHE, PopWen. Global teacher status – Index 2018. Londres: Varkey Foundation. Disponível em: https://www.varkeyfoundation. Acessado em 25 de junho de 2019.
EDUCA MAIS: Educação EAD cresce 133% em mais de um ano após atualização de legislação. Em.com.br educação. 12/07/2018. https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2018/07/12/internas_educacao,972964/educacao-ead-cresce-133-em-mais-de-um-ano-apos-atualizacao-de-legisla.shtml
EU ESTUDANTE - MEC divulga o Censo da Educação Superior de 2016. 31/08/2017.https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2017/08/31/ensino_ensinosuperior_interna,622359/mec-divulga-o-censo-da-educacao-superior-de-2016.shtml
FOLHA DE SÃO PAULO: Educação: 20% dos futuros professores no Brasil tem nota vermelha. Angela Pinho, (28/11/2016). Acessado em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/11/1836190-20-dos-futuros-professores-no-brasil-tem-nota-vermelha.shtml
LIBANEO, José C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MELLO, André S.; SANTOS, Wagner; FILHO, Nelson F.A.; POZZATTI, Mariana. Pibid: formação docente e práticas pedagógicas em educação física (volume 1) - 1. ed. vol.1, Curitiba: Appris, 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. 2018. http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/40111-altos-indices-de-evasao-na-graduacao-revelam-fragilidade-do-ensino-medio-avalia-ministro
OLIVEIRA, Amauri A. B. Mercado de trabalho em Educação Física e formação profissional: breves reflexões. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.8, n.4, p.45-50, set/2000.
PEREIRA, Júlio E. D. - A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 273-280, 2015.
POZZATTI, Mariana; SILVA, Andreia; MELLO, André da Silva. Pibid: formação docente e práticas pedagógicas em educação física (volume 2) - 1. ed. vol.2, Curitiba: Appris, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).
