A práxis na iniciação à docência: resenha do livro "PIBID: formação docente e práticas pedagógicas em Educação Física – Volume 2"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67204

Resumo

A obra analisada traz contribuições sobre os aspectos pedagógicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Física. Em termos de conteúdo são enfatizadas experiências nas quais o aluno possui papel ativo nas aulas a partir da aplicação de elementos da sociologia da infância na escola. Em coerência, um aspecto destacado no processo de escrita do livro foi a participação dos discentes em cada capítulo, refletindo sobre as experiências vividas dentro do programa. Assim, recomendamos a leitura do volume para uma compreensão mais detalhada sobre o papel do programa PIBID, particularmente na implantação de conteúdos pouco usuais e na ressignificação das práticas presentes no contexto escolar.

Biografia do Autor

Erika Fernandes de Almeida Arruda, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no curso de pòs-graduação associado UEM/UEL em Educação Física. Mestre em Desenolvimento Motor. Especialista em Atividade Física e Saúde. Membro do Grupo de Estudos do Lazer (GEL), desde 2013.

 

Katharine Aguiar Tolomeotti, Universidade Estadual de Maringá

Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2012) e em Educação Especial: Área da Deficiência Intelectual/Mental e Deficiência Múltipla pela Faculdade Integradas do Vale do Ivaí (2013)

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá

Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá na Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e no Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado). Coordena o GEL - Grupo de Estudos do Lazer (2000). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Mestre (1999) e Doutor (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Possui PósPhD pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de estágio sênior (2015) na Universidade de Munster, Alemanha. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, aventura, complexidade (relações socioculturais e biodinâmicas presentes no movimento humano), cultura, recreação, e ensino da educação física

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo da educação superior: 2014 – resumo técnico. Brasília: INEP/MEC, 2016.

CUNHA, Maria I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, maio/ago, p. 266, 2006.

DOLTON, Peter; MACENARO, Oscar; VRIES, Robert; SHE, PopWen. Global teacher status – Index 2018. Londres: Varkey Foundation. Disponível em: https://www.varkeyfoundation. Acessado em 25 de junho de 2019.

EDUCA MAIS: Educação EAD cresce 133% em mais de um ano após atualização de legislação. Em.com.br educação. 12/07/2018. https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2018/07/12/internas_educacao,972964/educacao-ead-cresce-133-em-mais-de-um-ano-apos-atualizacao-de-legisla.shtml

EU ESTUDANTE - MEC divulga o Censo da Educação Superior de 2016. 31/08/2017.https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2017/08/31/ensino_ensinosuperior_interna,622359/mec-divulga-o-censo-da-educacao-superior-de-2016.shtml

FOLHA DE SÃO PAULO: Educação: 20% dos futuros professores no Brasil tem nota vermelha. Angela Pinho, (28/11/2016). Acessado em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/11/1836190-20-dos-futuros-professores-no-brasil-tem-nota-vermelha.shtml

LIBANEO, José C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MELLO, André S.; SANTOS, Wagner; FILHO, Nelson F.A.; POZZATTI, Mariana. Pibid: formação docente e práticas pedagógicas em educação física (volume 1) - 1. ed. vol.1, Curitiba: Appris, 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. 2018. http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/40111-altos-indices-de-evasao-na-graduacao-revelam-fragilidade-do-ensino-medio-avalia-ministro

OLIVEIRA, Amauri A. B. Mercado de trabalho em Educação Física e formação profissional: breves reflexões. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.8, n.4, p.45-50, set/2000.

PEREIRA, Júlio E. D. - A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 273-280, 2015.

POZZATTI, Mariana; SILVA, Andreia; MELLO, André da Silva. Pibid: formação docente e práticas pedagógicas em educação física (volume 2) - 1. ed. vol.2, Curitiba: Appris, 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

ARRUDA, Erika Fernandes de Almeida; TOLOMEOTTI, Katharine Aguiar; PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. A práxis na iniciação à docência: resenha do livro "PIBID: formação docente e práticas pedagógicas em Educação Física – Volume 2". Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–13, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e67204. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e67204. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)