Sexualidade e Educação Física escolar nos periódicos brasileiros (1979-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67534

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar, compreender e problematizar os significados atribuídos pela produção de conhecimento em Educação Física em relação às discussões sobre sexualidade no contexto escolar através de periódicos brasileiros específicos da Educação Física. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, sustentada teórica e analiticamente em referências das teorias pós-críticas. Nos 13 periódicos investigados, foram encontradas 04 publicações enfocando a relação gênero/sexualidade e 03 publicações específicas sobre sexualidade, que foram descritas e analisadas ao longo deste estudo. Esses dados corroboram a necessidade de haver mais estudos e publicações acerca das questões sobre sexualidade no âmbito escolar que possam contribuir na formação de professores/as de Educação Física e suas práticas pedagógicas, a fim de, sobretudo, incentivar o conhecimento e respeito à pluralidade.

Biografia do Autor

Marcio Henrique Scotelano Evangelista, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD).

Bruna Pinho Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharela e Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD).

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação Física e Desportos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD).

Referências

AGUIAR, Francisco de Paula Melo. O Currículo e a Prática Docente. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 02, v. 01, p.508-526, abril de 2017. Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/o-curriculo-e-a-pratica-docente#4-O-CURRICULO-E-AS-PRATICAS-PEDAGOGICAS-INOVADORAS. Acesso em: 08 jul. 2019

ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez, 2015.

AQUINO, João M., et al. Homoafetividade nas aulas de Educação Física: e agora? Motrivivência, Santa Catarina, v.20, ano XX, n. 30, p.61-75, jun. 2008. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n30p61. Acesso em: 03 jun. 2019.

AUAD, Daniela; CORSINO, Luciano N. O professor diante das relações de gênero na educação física escolar. Cortez. São Paulo, 2017.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 jul. 2019.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, 2006.

BRASIL. Ministério da Justiça. Plano Nacional de Direitos Humanos II. Brasília: Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2001. p.50 Disponível em http://www.nevusp.org/downloads/down007.pdf. Acesso em: 12 mar. 2013.

BRASIL. Orientação sexual. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade nacional e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. V.10, p.107-161.

CARRARA, Sérgio; RAMOS; Silvia. Política, direitos, violência e homossexualidade: Pesquisa 9ª Parada do Orgulho GLBT – Rio 2004. Rio de Janeiro: CEPECS, 2005. Disponível em: http://www.clam.org.br/uploads/conteudo/paradario2004.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.

DEVIDE, Fabiano P. et al. Estudos de gênero na educação física brasileira. Motriz, Rio Claro, v.17, n.1, p.93-103, jan./mar. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/motriz/v17n1/a11v17n1. Acesso em: 10 mai. 2017.

DORNELLES, Priscila Gomes. “Apoios ou agachamentos?”: a normalização do gênero na educação física escolar. 36ª Reunião Nacional da ANPED. 2013, Goiânia. Anais. Rio de Janeiro: Anped, 2013. CD ROM. Disponível em http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23_2889_texto.pdf. Acesso em: 05 mai. 2017.

FERREIRA. Norma S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade, Campinas, SP, ano XXIII, n. 79, p.257-272, ago. 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 02 mai.17.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 28, n. 1, p.151-162, jun. 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11662.pdf. Acesso em: 08 jul. 2019.

FOUCAULT, Michael. História da sexualidade: vontade de saber. Tradução de Maria Thereza de Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 16. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988. p.152.

GOELLNER, Silvana V. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 2, p.143-51, abr./jun. 2005. Disponível em https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/download/16590/18303. Acesso em: 02 mai. 2017.

GOELLNER, Silvana V. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Porto Alegre, p.71-83, mar. 2010. Disponível em http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/984. Acesso em: 03 jun. 2019.

LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Vozes. Petrópolis, 1997.

LOURO, Guacira L. et al. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

LOURO, Guacira L.; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana V.. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Vozes. Petrópolis, 2012.

MACHADO, Aline. G.; PIRES, Roberto. G. Identidade de gênero e suas implicações sobre a sexualidade na perspectiva de professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v.28, n.48, p.360-375, set. 2016. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p360. Acesso em: 03 jun. 2019.

MAIA, Raquel. F.; SILVA, Camila, P.; MARQUES, Maria Teresa S. P; FERREIRA, Katya C. V. A influência da mídia na sexualidade do adolescente. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Barueri, v. 5, número Especial, p.109-117, jul. 2006. Disponível em http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1903. Acesso em: 03 jun. 2019.

MEYER, Dagmar E. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes, FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p.9-27.

MILIORINI, Maycon F.; BRASIL, Ana Paula. Homossexualidade na educação: perspectiva docente. Revista Brasileira de Educação Básica. Belo Horizonte, v. 3, n. 11, dez. 2018. Disponível em http://pensaraeducacao.com.br/rbeducacaobasica/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/Maycon-Francisco-Homossexualidade-na-educação-perspectiva-docente.pdf. Acesso em: 08 jul. 2019.

PRADO, Vagner M.; RIBEIRO, Arilda I. M. Gêneros, sexualidades e Educação Física escolar: um início de conversa. Motriz, Rio Claro, v.16, n. 2, p.402-4015, abr./jun. 2010. Disponível em http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n2p402. Acesso em: 03 jun. 2019.

PRADO, Vagner M.. “Fica no gol para pegar as bolas”: Educação Física Escolar e o dispositivo da (homo)sexualidade. In: WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DORNELLES, Priscila Gomes (Org.). Educação física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2017. p.109-129.

ROTHER, Edna. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paul. Enferm., São Paulo, v. 20, n. 2, p.V-VI, 2007. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001. Acesso em: 14 Ago. 2019.

SABATEL, Glenda M. G. et al. Gênero e sexualidade na educação física escolar: um balanço da produção de artigos científicos no período de 2004 a 2014 nas bases do Lilacs e Scielo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p.196-208, jan./mar. 2016. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/34159. Acesso em: 15 mai 2017.

SANTOS, Ivan L.; MATTHIESEN, Sara Q. Orientação sexual e educação Física: sobre a prática pedagógica do professor na escola. Rev. Edu. Fis/UEM, Maringá, v. 23, n. 2, p.205-215, abr./jun. 2012. Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/14266. Acesso em: 03 jun. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p.154.

VAN-VIANA, Alexandre J.; MOURA, Diego L.; MOURÃO, Ludmila. Educação Física, gênero e escola: uma análise da produção acadêmica. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 02, p.149-164, abr./jun. 2010. Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9492. Acesso em: 15 mai. 2017.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: Louro, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogia da sexualidade (o corpo e a sexualidade). Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.35-82.

WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DORNELLES, Priscila Gomes. Caminhos teóricos e políticos do trato com a sexualidade na educação física: Uma análise inicial das produções na área (2001-2015). In: WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DORNELLES, Priscila Gomes (Org.). Educação física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2017. p.23-49.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

EVANGELISTA, Marcio Henrique Scotelano; MACHADO, Bruna Pinho; FRANCO, Neil. Sexualidade e Educação Física escolar nos periódicos brasileiros (1979-2018). Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e67534. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e67534. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta