A exclusão (normativa) em aulas de Educação Física: enfrentando a indisciplina por meio do modelo de ensino sport education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e73650

Resumo

O artigo aborda uma intervenção pedagógica com estudantes que eram punidos com a exclusão das aulas de Educação Física por apresentarem mau comportamento na escola. Procuramos experimentar o modelo Sport Education no enfrentamento à indisciplina em uma escola da rede pública. A pesquisa objetivava identificar e compreender possíveis mudanças atitudinais em estudantes tidos como indisciplinados. O estudo teve na pesquisa-ação seus princípios metodológicos e o grupo focal e questionário como instrumentos de produção de dados. O Sport Education carrega potencial de apropriação crítica da cultura corporal. O trabalho coletivo pode ser uma estratégia pedagógica alternativa na melhoria de comportamento dos estudantes caso a mediação se realize em compasso ao recrudescimento das relações afetivas entre professores e estudantes. A indisciplina permanece tema complexo e desafia os educadores. Entretanto, é fundamental superar o problema da exclusão normativa das aulas de Educação Física por ocasião da indisciplina.

Biografia do Autor

Hadamo Fernandes de Souza, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF Brasília - Brasil

Mestre em Educação Física - Universidade de Brasília - UnB

Jonatas Maia da Costa, Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Educação Física - FEF Brasília - Brasil

Doutor em Educação - Universidade de Brasília - UnB

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

SOUZA, Hadamo Fernandes de; COSTA, Jonatas Maia da. A exclusão (normativa) em aulas de Educação Física: enfrentando a indisciplina por meio do modelo de ensino sport education. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e73650. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73650. Acesso em: 3 dez. 2024.

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