Iniciação científica e formação de professores: um estudo sobre os trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83071Palavras-chave:
metabolismo, índice de massa corpórea, obesidade, atividade física, tecido adiposoResumo
Inspirado pelo debate da formação em educação física e diante da necessidade de apresentar parte da realidade do curso de licenciatura da Universidade de Brasília, o artigo teve como objetivo levantar dados acerca dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Procurou-se selecioná-los entre 2016 e 2019, período que abarca a totalidade dos TCC produzidos no curso. Foram encontrados 116 trabalhos, sendo que 55,2% correspondem à temática da educação física escolar. Classificados segundo as categorias da fundamentação, intervenção e diagnóstico/descrição, os trabalhos relacionados à educação física escolar se apresentam desequilibrados, de forma que aproximadamente 70% correspondem a trabalhos de diagnóstico/descrição da realidade. Tal desequilíbrio e o pouco interesse dos estudantes no desenvolvimento por trabalhos de fundamentação teórica e de intervenção pedagógica conflitua com a tradição científica da educação física escolar de forma que tais resultados põe dúvidas sobre os vínculos dos estudantes com o foco de atuação requerido pela licenciatura.
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