A Educação Física e o método em Marx: uma resenha
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89657Palavras-chave:
Marxismo, Pós-modernidade, Educação física, EpistemologiaResumo
O texto é uma resenha do livro “O Método em Marx: a verdade e a essência da matéria”, escrito por Ranieri Carli, professor e pesquisador do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Tendo como chave de leitura o pensamento de György Lukács e tomando Marx como sua principal referência, o livro destaca um conjunto de elementos teóricos caros ao pensamento dialético do importante filósofo e revolucionário alemão do século XIX. As explicações e os argumentos inscritos no livro podem colaborar para a necessária renovação da apropriação do pensamento marxista na educação física, bem como na sempre desejável “batalha das ideias” contra o pensamento pós-moderno.
Referências
CARLI, Ranieri. O método em Marx: a verdade e a essência da matéria. Campinas: Papel Social, 2019.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
HUNGARO, Edson Marcelo. A educação física e a tentativa de “deixar de mentir”: o projeto de “intenção de ruptura”. In.: MEDINA, J.P.S. A educação física cuida do corpo... e “mente”. Campinas: Papirus, 2010.
LENIN, V. I. Obras escolhidas em seis tomos. Lisboa-Moscou: Avante!-Progresso, 1989. t. 6.
MANOEL, E. J; CARVALHO, Y.M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 389-406, mai./ago. 2011.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco, 2018.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
ULTRAMARI, Clovis; JAZAR, Manoela Massuchetto. Sobre resenhas científicas. Revista Brasileira de Estudos Populacionais. Rio de Janeiro, v.32, n.2, p.381-386, mai/ago. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).