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Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e78698

Palavras-chave:

Políticas públicas, Esporte, Lazer, Método, Marx

Resumo

Este artigo relata a trajetória de dez anos do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade de Brasília (Avante-UnB). Para caracterização deste período, aborda a dimensão histórica, a abordagem teórico-metodológica e a agenda de pesquisa voltada ao estudo das políticas públicas de esporte e lazer. O texto destaca a tentativa do grupo de conciliar a produção cientifica, a formação de quadros e a militância acadêmica, o que implicou em alterações em sua organização e funcionamento. Ao mesmo tempo, realiza uma sucinta apresentação dos elementos epistemológicos e ontológicos do método de Marx. Esse referencial teórico-metodológico ilumina as pesquisas desenvolvidas pelo Avante sobre as seguintes temáticas: (i) a política de esporte nos governos Lula e Dilma; (ii) a política de esporte do Distrito Federal; (iii) o financiamento público para o esporte; e, (iv) análise e avaliação de políticas esportivas.

Biografia do Autor

Pedro Fernando Avalone Athayde, Universidade de Brasília

Doutor em Política Social

Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, Brasil

Lino Castellani Filho, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, Brasil

Roberto Liáo Junior, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Doutor em Educação Física

Sec. de Educação do Distrito Federal, Brasília, Brasil

Juarez Sampaio, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação Física

Sec. de Educação do Distrito Federal, Brasília, Brasil

Fernando Mascarenhas, Universidade de Brasília

Doutor em Educação Física

Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, Brasil

Edson Marcelo Húngaro, Universidade de Brasília

 

Doutor em Educação Física

Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, Brasil

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Publicado

2021-06-02

Edição

Seção

Seção Temática