Programa de formação esportiva na escola – Atleta na Escola: fundamentos lógicos e circunstâncias históricas

Autores

  • Nadson Santana Reis Universidade de Brasília
  • Pedro Fernando Avalone Athayde Universidade de Brasília
  • Edriane Lima do Nascimento Universidade de Brasília
  • Fernando Mascarenhas Universidade de Brasília - UnB.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p190

Palavras-chave:

Escola, Educação Física, Esporte, Políticas Públicas

Resumo

O estudo constitui uma primeira tentativa de análise do Programa de Formação Esportiva na Escola – Atleta na Escola e está estruturado conforme seus três grandes “eixos de ação”, a saber: incentivo e democratização das práticas esportivas na escola; desenvolvimento e difusão de valores olímpicos e paralímpicos entre estudantes da Educação Básica; e identificação e orientação de jovens talentos. No caso dos dois primeiros eixos, os resultados apontam fragilidades, descompassos e imprecisões entre o marco teórico-conceitual e o desenho técnico-operacional. Por outro lado, o último eixo confere identidade e dá conformidade ao programa, (re)escalando a escola e a Educação Física para o velho “jogo” da massificação esportiva, identificação e seleção de talentos. As considerações indicam, portanto, a necessidade de contrapor ao risco renovado de instrumentalização da escola, da Educação Física e das políticas esportivas educacionais em função dos anseios e prerrogativas do setor esportivo stricto senso.

Biografia do Autor

Nadson Santana Reis, Universidade de Brasília

Mestrando em Educação Física pela UnB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer – Avante-UnB.

Pedro Fernando Avalone Athayde, Universidade de Brasília

Doutor em Política Social pela UnB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer – Avante-UnB.

Edriane Lima do Nascimento, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação Física pela UnB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer – Avante-UnB.

Fernando Mascarenhas, Universidade de Brasília - UnB.

Doutor em Educação Física pela Unicamp. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer – Avante-UnB.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Edição

Seção

Porta Aberta