Mídia-educação nas universidades federais mineiras: mapeando a formação em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p96Resumo
Esse trabalho busca compreender a relação dos cursos de licenciatura em educação física das universidades federais de Minas Gerais e a mídia-educação, a partir de seus documentos estruturantes dispostos on-line. Para a análise e interpretação dos dados utilizamos a análise categorial de tais documentos. Observamos que: (a) mais da metade dos currículos dos cursos pesquisados sinalizam de forma positiva para a proposta mídia-educativas, entretanto, tais sinalizações ainda aparecem fortemente marcadas pela dimensão instrumental, apesar de aparentes mudanças estarem em curso; (b) as disciplinas mídia-educativas, ou as que possuem potencial mídia-educativo, quando ofertadas, se encontram isoladas do restante do currículo; (c) nem todos os cursos disponibilizam seus documentos estruturantes nos sites de suas universidades, o que nos trouxe muitas limitações, devido à proposta de trabalho on-line da pesquisa; (d) dos PPCs analisados apenas dois sinalizam em seus corpus a importância de educar para as mídias, porém, unicamente na dimensão instrumental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).
