GLOBALIZAÇÃO, CULTURA ESPORTIVA E EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Giovani De Lorenzi Pires UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo tem a intenção de proceder primeiras aproximações ao estudo da cultura esportiva, e o faz sob duas perspectivas: a) partindo do entendimento sobre o processo de globalização que leva à constituição (e dela se realimenta) de uma cultura mundializada, produzida através da ação da indústria de comunicação de massa. Neste sentido, o esporte é espetacularizado e transformado em bem cultural tornado mercadoria simbólica pela mídia; b) enfocando a Educação Física, enquanto campo do conhecimento que tem o esporte como um dos seus objetos de estudo e principal conteúdo da sua intervenção prática. Em vista disso, precisa desenvolver estratégias para interagir com a mídia, a fim de proporcionar a inserção crítica e emancipada de seus alunos-cidadãos na cultura esportiva.

Biografia do Autor

Giovani De Lorenzi Pires, UFSC

Professor do DEF/CDS/UFSC, doutorando em Ciências do Esporte na FEF/UNICAMP; bolsista PICD/CAPES; orientador: Prof. Dr.Aguinaldo Gonçalves.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Pires, G. D. L. (1997). GLOBALIZAÇÃO, CULTURA ESPORTIVA E EDUCAÇÃO FÍSICA. Motrivivência, (10), 26–43. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>