GLOBALIZAÇÃO, CULTURA ESPORTIVA E EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo tem a intenção de proceder primeiras aproximações ao estudo da cultura esportiva, e o faz sob duas perspectivas: a) partindo do entendimento sobre o processo de globalização que leva à constituição (e dela se realimenta) de uma cultura mundializada, produzida através da ação da indústria de comunicação de massa. Neste sentido, o esporte é espetacularizado e transformado em bem cultural tornado mercadoria simbólica pela mídia; b) enfocando a Educação Física, enquanto campo do conhecimento que tem o esporte como um dos seus objetos de estudo e principal conteúdo da sua intervenção prática. Em vista disso, precisa desenvolver estratégias para interagir com a mídia, a fim de proporcionar a inserção crítica e emancipada de seus alunos-cidadãos na cultura esportiva.Downloads
Publicado
1997-01-01
Como Citar
PIRES, Giovani De Lorenzi. GLOBALIZAÇÃO, CULTURA ESPORTIVA E EDUCAÇÃO FÍSICA. Motrivivência, Florianópolis, n. 10, p. 26–43, 1997. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4999. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).