Reflexões sobre a imagem e a fotografia: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física

Mariana Mendonça Lisboa, Giovani De Lorenzi Pires

Resumo


Partindo de contribuições teóricas como as de Guy Debord e Susan Sontag para o entendimento crítico da realidade mediada por imagens, pretendemos refletir ao longo deste artigo, algumas possibilidades de se trabalhar com imagens em processos educativos e na pesquisa, especialmente na Educação Física. É possível usá-las? Com que interesses? Como a fotografia pode ser potencializada e pensada teorico-metodologicamente em práticas educativas e científicas comprometidas com mudanças sociais? São as principais reflexões realizadas em diálogo com outros trabalhos da área, que deixamos como desafio a ser assumido por pesquisadores/professores, em contraposição ao Mundo-Imagem, à banalização da imagem, sobretudo a fotográfica.

Palavras-chave


Imagem; Fotografia; Pesquisa e Ensino; Educação Física

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA