Reflexões sobre a imagem e a fotografia: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física

Autores

  • Mariana Mendonça Lisboa FAMEBLU/SC - PMF/SC
  • Giovani De Lorenzi Pires

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Partindo de contribuições teóricas como as de Guy Debord e Susan Sontag para o entendimento crítico da realidade mediada por imagens, pretendemos refletir ao longo deste artigo, algumas possibilidades de se trabalhar com imagens em processos educativos e na pesquisa, especialmente na Educação Física. É possível usá-las? Com que interesses? Como a fotografia pode ser potencializada e pensada teorico-metodologicamente em práticas educativas e científicas comprometidas com mudanças sociais? São as principais reflexões realizadas em diálogo com outros trabalhos da área, que deixamos como desafio a ser assumido por pesquisadores/professores, em contraposição ao Mundo-Imagem, à banalização da imagem, sobretudo a fotográfica.

Biografia do Autor

Mariana Mendonça Lisboa, FAMEBLU/SC - PMF/SC

M

Giovani De Lorenzi Pires

Doutor em Educação Física (UNICAMP). Professor do Departamento de Educação Física (DEF/UFSC) e Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFSC). Contato: giovanipires@cds.ufsc.br.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Como Citar

Lisboa, M. M., & Pires, G. D. L. (2010). Reflexões sobre a imagem e a fotografia: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física. Motrivivência, (34), 72–86. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>