O currículo cultural de Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76536

Resumo

Neste artigo procurou-se analisar os efeitos do currículo cultural de Educação Física nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Para tanto, utilizou-se a bricolagem com modo de investigação, adotando a autoetnografia e a etnografia das aulas em três escolas públicas situadas na periferia paulistana. O material produzido foi submetido à análise cultural mediante o confronto com os Estudos Culturais. Os resultados permitem afirmar que a Educação Física culturalmente orientada exerce uma influência nas significações proferidas pelos estudantes acerca das práticas corporais tematizadas e os sujeitos que delas participam. Observou-se que o processo de ressignificação acontece desde o mapeamento, perpassa as vivências e se fortalece, de maneira especial, naquelas atividades de aprofundamento em que são desenvolvidas situações didáticas voltadas para a desconstrução de representações pejorativas. Também se concluiu que os professores exercem um papel fundamental nesse processo. 

Biografia do Autor

Marcos Ribeiro das Neves, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestre

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da USP

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Física

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

NEVES, Marcos Ribeiro das; NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural de Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1–19, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e76536. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76536. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais