A etnografia pós-crítica como modo de pesquisar a prática pedagógica da Educação Física cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83001

Resumo

A etnografia tornou-se uma das formas preferidas de investigação no ambiente escolar em tempos recentes. Nos rastros de sua expansão, pesquisadores e pesquisadoras transformaram-na, atribuindo-lhe outras feições. Aqueles e aquelas que se ancoram nas contribuições da teorização pós-crítica passaram a ressignificá-la, dando vazão a novas produções. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar a etnografia pós-crítica enquanto perspectiva metodológica em pesquisas que envolvem a prática pedagógica. Para tanto, reunimos os argumentos teóricos que fundamentaram o surgimento da etnografia pós-crítica no contexto investigado, relatamos alguns resultados provenientes de seu emprego durante a investigação das aulas culturalmente orientadas de Educação Física em uma escola pública municipal paulistana e, por fim, indicamos possíveis contribuições para o debate a respeito das investigações sobre a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Jorge Luiz de Oliveira Junior, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestre

Professor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação USP

Livre-Docente

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Referências

BALESTRIN, Patrícia Abel; SOARES, Rosângela. “Etnografia de tela”: uma aposta metodológica. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 89-111.

BOSSLE, Fabiano; MOLINA NETO, Vicente. No “olho do furacão”: uma autoetnografia em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 31, n. 1, p. 131-146, set. 2009.

BUENO, Belmira Oliveira. Entre a antropologia e a história: uma perspectiva para a etnografia educacional. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 471-501, jul./dez. 2007.

COIRO-MORAES, Ana Luiza. A análise cultural. In: COMPÓS, XXIV, 2015. Brasília. Disponível em: http://www.compos.org.br/biblioteca/compos-2015-4df33669-bb03-4c83-92ab-62fbe023bb30_2825.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.

DORNELLES, Leni Vieira. Sobre raça, racismo, negritude e beleza: o que as crianças têm a dizer sobre esse tema? In: GHANEN, Elie; NEIRA, Marcos Garcia. Educação e diversidade no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

FROW, John; MORRIS, Meaghan. Estudos Culturais. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 315-344.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

IDÁRRAGA, Maria Rossi. Sobre um olhar etnográfico como gesto pedagógico. In: MARTINS, Fabiana Fernandes Ribeiro; VARGAS NETTO, Maria Jacintha; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014. p. 73-81.

KLEIN, Carin; DAMICO, José. O uso da etnografia pós-moderna para a investigação de políticas públicas de inclusão social. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014.p. 65-87.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª ed. Jundiaí: Paco, 2019.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: BOSSLE, Fabiano; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020. p. 25-43.

NEVES, Marcos Ribeiro. O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, Amurabi. Por que etnografia no sentido estrito e não estudos do tipo etnográfico em educação? Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 69-81, jul/dez. 2013.

OLIVEIRA, Rogério Cruz; DAOLIO, Jocimar. Pesquisa etnográfica em Educação Física: uma (re)leitura possível. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, 15(1), p. 137-143, 2007.

OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz. Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2017.

PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 25-47.

PARAISO, Marlucy Alves. Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, 30(1), p. 67-82, jan/jun. 2005.

PARAISO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004.

PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 42, p. 377-391, jul/dez. 2014.

SALES, Shirlei Rezende. Etnografia+netnografia+análise do discurso: articulações metodológicas para pesquisar em educação. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 113-134.

SALOMÃO, Alexandre França. Pesquisas etnográficas em educação física escolar: um balanço de dissertações e teses. 2017. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: 2017.

TYLER, Stephen. La etnografía posmoderna: de documento de lo oculto a documento oculto. In: GEERDZ, Clifford; CLIFFORD, James (Orgs.). El surgimiento de la antropologia posmoderna. Barcelona: Gedisa, 2008. p. 297-313.

WORTMANN, Maria Lucia Castagna. Análises culturais – um modo de lidar com histórias que interessam à educação. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2002. p. 71-90.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Oliveira Junior, J. L. de, & Neira, M. G. . (2021). A etnografia pós-crítica como modo de pesquisar a prática pedagógica da Educação Física cultural. Motrivivência, 33(64), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83001

Edição

Seção

Porta Aberta