Notas etnográficas sobre a educação em valores no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79707

Resumo

Este artigo objetiva identificar, analisar e dar visibilidade às práticas de educação em valores desenvolvidas nos espaços intraescolares, com ênfase no papel atribuído à Educação Física neste desígnio conjuntural. Para tanto realizamos um estudo de caso em uma escola da rede pública do município de Vitória/ES, reconhecida por desenvolver um trabalho significativo na localidade em que está inserida. Os resultados demonstraram que a Educação Física é considerada como sendo potencialmente eficaz para o engendramento de práticas de educação em valores, sobretudo, em decorrência do clima afetivo empreendido nos seus espaços pedagógicos. Assim, conclui-se que é fundamental tornar exequível tal propósito educativo em toda a escola, pautando-se, para tanto, numa prática testemunhal.

Biografia do Autor

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Universidade Federal do Tocantins

Otávio Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor pela Universidade Gama Filho. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Souza, A. L. de, & Tavares, O. (2021). Notas etnográficas sobre a educação em valores no contexto escolar. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79707

Edição

Seção

Artigos Originais