Circo nas aulas de Educação Física: para além do domínio motor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83701

Resumo

O presente artigo relata a prática pedagógica de docentes de Educação Física Escolar que desenvolveram dois projetos relacionados ao circo, sendo um com discentes do Ensino Fundamental e, outro, com os do Ensino Médio. Objetiva-se, inicialmente, discorrer sobre a importância do compromisso ético-político-pedagógico dos professores frente às disparidades sociais, a fim de estabelecer uma ação didática situada com vistas à emancipação coletiva, na acepção freireana. Em seguida, apresentam-se as potencialidades artísticas, afetivas, estéticas, críticas e socioculturais da tematização do circo nas aulas de Educação Física através do relato dos projetos “O circo chegou - o fazer coletivo das acrobacias” e “Circo: entre o espetáculo e o cotidiano”. Os resultados evidenciam um rompimento com a visão tecnicista e projetam a potencialidade de tematizar o circo na educação básica como forma de possibilitar trocas humanizadoras provenientes de relações que se constituem a partir de um diálogo com o outro, com o mundo.

Biografia do Autor

Fernando Dias de Oliveira, Universidade de Barcelona, UB, Faculdade de Educação, Barcelona, Catalunha, Espanha.

Doutorando em Educação e Sociedade, Universidade de Barcelona, UB, Barcelona, Espanha.

Mestre em Educação, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Licenciado em Educação Física, Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Professor de Educação Física no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.

Diogo Inacio Dias, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências Humanas e Educação, Sorocaba, Brasil.

Mestrando em Educação, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Licenciado em Arte-Teatro, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.

Licenciado em Educação Física, Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Docente de Educação Física na Escola Carlitos e Colégio Ítaca, Brasil.

Luís Bruno de Godoy, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.

Doutorando em Educação Física e Sociedade, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Brasil.

Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Unicamp, Brasil.

Graduação em Ciência do Esporte, Unicamp, Brasil.

Ator e palhaço habilitado pela SATED/SP, Brasil.

Rogerio Zaim-de-Melo, Professor Adjunto da UFMS, Campus do Pantanal.

Doutor em Educação Brasileira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Mestrado em Educação Física, Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Graduação em Educação Física, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, campus do Pantanal, Brasil.

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

OLIVEIRA, Fernando Dias de; DIAS, Diogo Inacio; GODOY, Luís Bruno de; ZAIM-DE-MELO, Rogerio. Circo nas aulas de Educação Física: para além do domínio motor. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e83701. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/83701. Acesso em: 3 dez. 2024.

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