Tem palhaço na Educação Física escolar? Tem, sim senhor!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93244

Palavras-chave:

Circo, Palhaço, Educação física escolar, Atividades circenses

Resumo

Neste estudo relatamos a implementação do ensino do palhaço como conteúdo nas aulas de Educação Física numa turma de 8.º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública. O público-alvo foram 30 alunos de 12-17 anos (13 meninas e 17 meninos). As aulas ocorreram duas vezes por semana, num total de dez, ministradas por 2 professores monitores, orientados por 1 professor orientador local e 1 professor orientador especialista em palhaçaria. Nas aulas pesquisou-se o imaginário dos alunos sobre circo e palhaço; foram propostos jogos que buscaram o riso, exposições sobre quatro palhaços brasileiros, atividades que buscaram a conexão entre as pessoas, acrobacias cômicas e uma avaliação final com desenhos. Finalmente, o relato aponta que é possível inserir o palhaço nas aulas de Educação Física e que esse processo pode promover mudanças no comportamento dos alunos e ampliar o imaginário circense brasileiro.

Biografia do Autor

Yan Pablo Franco Magalhães, UFMS

Licenciado em Educação Física na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal.

Patrick Aparecido Ferreira de Souza, UFMS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal

Luis Bruno de Godoy, Unicamp

Professor substituto na UNESP Rio Claro; Doutorando em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (Bolsista CAPES - 2020/2023); Mestre em Ciências Humanas e Sociais pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Bolsista CAPES - 2017/2019); Bacharel em Ciências do Esporte (Bolsista CNPq - 2013/2014) com período de mobilidade internacional na Universidad Politecnica de Madrid - UPM (Santander Mobilidade 2012/2013) e Universidad de Santiago de Chile (AUGM 2015), ambos pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp); Ator e palhaço habilitado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED/SP); Membro do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte - LEPE e Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo e Educação Física - CLUCIEF; Co-idealizador do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisas Aplicadas ao Jogo (GIEPAJ) e Núcleo de Estudo e Pesquisa na Arte do Palhaço (NEPAP); Artista formador e tutor de treinamento de palhaços; Diretor e idealizador da Inhouse - Clowns and Circus e da ONG Medicina do Riso

Gilson Santos Rodrigues, Unicamp

Formado Bacharel (2014), Licenciado (2015) e Mestre (2018) pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas | FEF-Unicamp, e especialista Lato Sensu (2022) em "Processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância" pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo | Univesp. Atualmente é professor do Magistério Secundário Técnico (2022-2023) no Cotuca | Colégio Técnico de Campinas - Unicamp e estudante de doutorado (2019-2023) na FEF-Unicamp. Tem experiências nas áreas da Educação Física e Arte-Educação atuando como professor, pesquisador e arte-educador circense. É membro do Grupo de Pesquisa em Circo - CIRCUS. Desenvolve pesquisas na área da Educação Física com ênfase na Educação Física, Circo e Jogo, atuando principalmente com os seguintes temas: Pedagogias do Circo, Jogo e Cultura Lúdica, Educação Física Escolar e Tecnologias Educacionais. Tem as pesquisas fundamentadas principalmente na Fenomenologia, Pedagogia e Sociologia da Educação

Rogério Zaim-de-Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciado em Educação Física pela UNESP, Rio Claro (1997), Mestre em Educação Física pela USP (2003) e Doutor em Ciências Humanas, Educação pela PUC-Rio (2017). É docente do curso de Educação Física e do Mestrado em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal, desde agosto de 2010. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo, Educação Física e Esporte (CLUCIEFE). Coordena o Grupo de Atividades Circenses Los Pantaneiros. Concentra suas pesquisas nas relações entre o Circo e Educação Física, e a Cultura Lúdica e Educação Física;

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

Franco Magalhães, Y. P., Ferreira de Souza, P. A., de Godoy, L. B., Santos Rodrigues, G., & Zaim-de-Melo, R. (2023). Tem palhaço na Educação Física escolar? Tem, sim senhor!. Motrivivência, 35(66), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93244

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