Tem palhaço na Educação Física escolar? Tem, sim senhor!
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93244Palavras-chave:
Circo, Palhaço, Educação física escolar, Atividades circensesResumo
Neste estudo relatamos a implementação do ensino do palhaço como conteúdo nas aulas de Educação Física numa turma de 8.º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública. O público-alvo foram 30 alunos de 12-17 anos (13 meninas e 17 meninos). As aulas ocorreram duas vezes por semana, num total de dez, ministradas por 2 professores monitores, orientados por 1 professor orientador local e 1 professor orientador especialista em palhaçaria. Nas aulas pesquisou-se o imaginário dos alunos sobre circo e palhaço; foram propostos jogos que buscaram o riso, exposições sobre quatro palhaços brasileiros, atividades que buscaram a conexão entre as pessoas, acrobacias cômicas e uma avaliação final com desenhos. Finalmente, o relato aponta que é possível inserir o palhaço nas aulas de Educação Física e que esse processo pode promover mudanças no comportamento dos alunos e ampliar o imaginário circense brasileiro.
Referências
ARAÚJO, Laura Filomena Santos; DOLINA, Janderléia Valéria; PETEAN, Elen; MUSQUIM, Cleciene dos Anjos; BELLATO, Roseney; LUCIETTO, Grasiele Cristina. Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 15, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/6326/4660. Acesso em: 02 fev. 2023.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo, SP: UNESP, 2003.
BOLOGNESI, Mario Fernando. O palhaço e os esquetes. Urdimento, v. 1, n. 9, p. 87-95, 2007. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101092007087.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. A perna de pau circense: o mundo sob outra perspectiva. Motriz, v. 9, n. 3, p. 125-34, 2003. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; MACHADO, Gustavo Arruda. Reflexões sobre o Circo e a Educação Física. Corpoconsciência, v. 2, n. 12, p. 36-69, 2003.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Rola-bola: iniciação. Movimento & Percepção, v. 4, n. 4-5, p. 100-109, 2004. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=20. Acesso em: 02 fev. 2023.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CALÇA, Daniela Helena. Circo e Educação Física: compendium das modalidades aéreas. Movimento & Percepção, v. 8, n. 11, p. 345-60, 2007. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=151. Acesso em: 02 fev. 2023.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Acrobacias de solo. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008. p. 15-36.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; DUPRAT, Rodrigo Mallet. Parada de mãos. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008. p. 77-88.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; LOPES, Daniel de Carvalho; MORALES, Danilo Aparecido. Monociclo. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008. p. 121-134.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; LOPES, Daniel de Carvalho. Arame fixo. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses – Vol. 2. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2010. p. 83-94.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, p. 43-55, 2011. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1256. Acesso em: 02 fev. 2023.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PINHEIRO, Pedro Henrique Godoy Gandia; PRODÓCIMO, Elaine. Jogando com o circo. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para mestres e discípulos. In: FERREIRA, Lílian Aparecida; RAMOS, Glauco Nunes Souto. Educação Física escolar e praxiologia motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba, PR: CRV, 2017. p. 77-79.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; ONTAÑÓN, Teresa Barragán; CARDANI, Leonora Tanasovici; FUNK, Alisan; MELO, Caroline Capellato; SANTOS, Gilson Rodrigues. Gender participation and preference: a multiple-case study on teaching circus at PE in brazilians schools. Frontiers in Education, v. 5, 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2020.572577.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.
CALÇA, Daniela Helena; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Trapézio fixo. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008. p. 155-178.
CARAMÊS, Aline de Souza et al. As atividades circenses como possibilidade de inserção na Educação Física nos anos iniciais. Biomotriz, v. 7, n. 2, p. 130-45, 2013. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/BIOMOTRIZ/article/view/292. Acesso em: 03 fev. 2023.
CARDANI, Leonora Tanasovici; ONTAÑÓN, Teresa Barragán; SANTOS, Gilson Rodrigues; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades circenses na escola: a prática dos professores da rede municipal de Campinas-SP. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 25, n. 4, p. 128-140, 2017. DOI: https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i4.7723.
CARDANI, Leonora Tanasovici; SANTOS, Gilson Rodrigues; ONTAÑÓN, Teresa Barragán; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo en la escuela: compartiendo prácticas pedagógicas. MHSalud, v. 19, n. 2, p. 1-13, 2022. DOI: https://doi.org/10.15359/mhs.19-2.8.
CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro, RJ: Família Bastos, 2005.
CAVALCANTI, Sabrina. O clown na formação e atuação do profissional de Educação Física. Monografia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2018.
CONCEIÇÃO JR., Elias José Mendes; GODOY, Luis Bruno de; RIZZO, Dayvid Tenner de Souza; ZAIM-DE-MELO, Rogério. Produção científica sobre atividades circenses no centro-oeste do Brasil no período 2015-2020. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 267, p. 118-31, 2020. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/ download/2133/1267?inline=1. Acesso em: 19 out. 2021.
COXE, Anthony Hippisley. Nacimiento de un arte: el circo comenzó a lomos de un caballo. In: UNESCO – EL CORREO. El circo: un espectáculo del mundo. n. 1, 1988.
DIAS, Ricardo Melo; BUENO, Marília Cristina; DIPE, Vânia Cristina; MANOEL, Edison de Jesus. A criança e o palhaço nas aulas de Educação Física. Anais... São Paulo, SP: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, 2009. Acesso em: 24 fev. 2023.
DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2007. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63. Acesso em: 02 fev. 2023.
DUPRAT, Rodrigo Mallet; PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio. Artes circenses: no âmbito escolar. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2010.
DUPRAT, Rodrigo Mallet. Malabarismo – passe com claves. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses – Vol. 2. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2010. p. 21-42.
FERREIRA, Diego Leandro; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Erminia. Segurança no circo: questão de prioridade. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2015.
FERREIRA FILHO, Roberto Rodrigues; ANDRADE, Elza de. A arte do palhaço Carequinha. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, p. 177-178, 2007. Disponível em: http://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/190/164. Acesso em: 27 fev. 2023.
GODOY, Luís Bruno. O jogo do palhaço: do hospital à rua, da rua ao hospital. Goiânia, GO: Talu Educacional, 2022.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo, SP: Perspectiva, 2019.
JACHIC, Cinthia; LIMA, Francis Madlener de. Do circo para a escola, o malabares é um elemento da cultura corporal. Chão da escola, v. 8, n. 1, p. 7-13, 2009. DOI: https://doi.org/10.55823/rce.v8i8.59.
KRONBAUER, Gláucia Andreza; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O circo e suas miragens: a Escola Nacional do Circo e a história dos espetáculos na produção acadêmica brasileira. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 52, p. 238-49, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640240.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2017.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Tradução de Marcelo Gomes. São Paulo, SP: Editora Senac São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2010.
LEMKE, Cláudia Elizandra. Circo na escola: do ensino superior à educação básica. Revista Práxis, v. 14, n. 28, 2022. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3989/3001. Acesso em: 02 fev. 2023.
LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. Um Brasil de circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930. Campinas, SP: Circonteúdo/Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo (2019), 2022.
LOPES, Daniel de Carvalho; DUPRAT, Rodrigo Mallet. Encaixando possibilidades: uma proposta pedagógica para o malabarismo com caixas. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87325.
MARIANO, Misma Lima; XAVIER JR., Jayme Felix; PARENTE, Maria Larissy da Cruz; ARAÚJO, João Gabriel Eugênio; MOURA, Diogo Luz. História de vida e formação continuada: análise de uma experiência de ensino sobre as atividades circenses. Conexões, v. 19, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660536.
MARX, Enne. Metamorfoses do clown: a comicidade e o riso na transdisciplinaridade. In: BARBOSA, Diocélio Batista; OLIVEIRA, Maria Carolina. Circo e comicidade: reflexões e relatos sobre as artes circenses em suas diversas expressões. Jundiaí, SP: Paco, 2021.
MATO GROSSO DO SUL. Ensino Fundamental em tempo integral – Escola da Autoria. SED: Campo Grande, MS, 2021. Disponível em: https://www.cartasdeservicos.ms.gov.br/ensino-fundamental-em-tempo-integral-escola-da-autoria/. Acesso em: 07 fev. 2023.
MIRANDA, Antônio Carlos Monteiro de. Clown e corpo sensível: diálogos com a Educação Física. Curitiba, PR: Appris, 2016.
MIRANDA, Antônio Carlos Monteiro de; LARA, Larissa Michelle. Clown e Educação Física: a brincadeira é séria. Movimento, v. 21, n. 1, p. 181-192, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.46519.
OLIVEIRA, Fernando Dias; DIAS, Diogo Inacio; GODOY, Luís Bruno de; ZAIM-DE-MELO, Rogério. Circo nas aulas de Educação Física: para além do domínio motor. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-22, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83701.
ONTAÑÓN, Teresa Barragán; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho, SILVA, Erminia. Educación corporal y estética: las actividades circenses como contenido de la Educación Física. Revista Iberoamericana de Educación, n. 62, p. 233-43, 2013. DOI: https://doi.org/10.35362/rie620592.
ONTAÑON BARRAGÁN, Teresa. Circo na escola: por uma educação corporal, estética e artística. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, 2016.
ONTAÑÓN BARRAGÁN, Teresa; LOPES, Daniel de Carvalho; SANTOS RODRIGUES, Gilson; CARDANI, Leonora Tanasovici; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na Educação Física a partir da bola de equilíbrio circense. Educación Física y Ciencia, v. 21, n. 2, p. 76-76, 2019. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e076.
OSTHUES, Romulo Santana. “Você é um palhaço, mesmo” – A designação de uma palavra e seu funcionamento como insulto. Revista de Estudos da Linguagem, v. 28, n. 4, p. 1581-1601, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.28.4.1681-1601.
PITARCH, Roger. Los juegos malabares: justificación educativa y aplicación didáctica en la ESO. Apunts. Educación Física y deportes, v. 3, n. 61, p. 56-61, 2000. Disponível em: https://raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/view/306890/396873. Acesso em: 02 fev. 2023.
PRICE, Christopher. Circus for schools: bringing a circo arts dimension to Physical Education. PHEnex Journal, v. 4, n. 1, p. 1-9, 2012. Disponível em: https://ojs.acadiau.ca/index.php/phenex/article/view/1446. Acesso em: 02 fev. 2023.
REIS, Demian Moreira. Caçadores de risos: o maravilhoso mundo da palhaçaria. Salvador, BA: EDUFBA, 2013.
RÉMY, Tristan. Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown. Tradução de Caco Mattos, Carolina Gonzalez. São Paulo, SP: Ed. SESC SP, 2016.
RIBEIRO, Camila da Silva; CARDANI, Leonora Tanasovici; SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O “não lugar” do circo na escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 34, n. 1, p. 246-463, 2021. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.16128.
ROCHA, Gilmar. Circo no Brasil – Estado da arte. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 70, p. 51-70, 2010. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/344/330. Acesso em: 02 fev. 2023.
SANTOS RODRIGUES, Gilson; MELO, Caroline Capellato; MAZZEU, Thaísa Rittmeister; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades circenses na Educação Física escolar: análise sistemática da produção bibliográfica (2016-2020). Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 1-7, 2021. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27491.
SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes de. Atividades circenses no ensino fundamental: uma possibilidade na Educação Física escolar. Conexões, v. 16, n. 4, p. 600-614, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v16i4.8650704.
TANAN, Danielle Lopes; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Acrobacia coletiva. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008. p. 105-120.
TOLEDO, Aron Martins; ZANOTTO, Luana. Uma análise das atividades circenses como conteúdo da Educação Física: aportes teóricos e práticos. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 268, p. 14-26, 2020. DOI: https://doi.org/10.46642/efd.v25i268.2157.
TORRES, Tallyta Gabriella de Oliveira; DANTAS, Renata Aparecida Elias. Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da Educação Física escolar. Universitas: Ciências da saúde, v. 15, n. 1, p. 1-7, 2017. DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v15i1.4247.
XAVIER JR., Jayme Felix; MOURA, Diego Luz. Atividades circenses e Educação Física: uma análise das publicações entre 2012 e 2018. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, TO, v. 7, n. 8, p. 112-24, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2341. Acesso em: 02 fev. 2023.
ZAIM-DE-MELO, Rogério; GODOY, Luís Bruno de; BRACCIALLI, Felipe. Quando o nariz vermelho se encontra com a Educação Física: potencialidades do palhaço como conteúdo na escola. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76909.
ZAIM-DE-MELO, Rogério; GODOY, Luís Bruno de; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo no pantanal: o ensino da arte em uma escola das águas. Revista Educação em Debate, n. 85, p. 75-92, 2021. DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72466.
ZAIM-DE-MELO, Rogério; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; GODOY, Luís Bruno de; AMARAL, Laurianne Sorrilha do. A utilização do tecido acrobático como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar: um estudo com uma nona série do ensino fundamental. Repertório, n. 35, 2020. DOI: https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35454.
ZANOTTO, Luana; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Atividades circenses na Educação Física: transformando a escola em picadeiro. Corpoconsciência, v. 20, n. 2, p. 23-32, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308. Acesso em: 03 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Motrivivência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).