Quando o nariz vermelho se encontra com a Educação Física: potencialidades do palhaço como conteúdo na escola

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76909

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa teórica realizada a partir de uma revisão de literatura sobre o palhaço/clown nas aulas de Educação Física escolar, em artigos publicados em periódicos avaliados pelo sistema Qualis Capes. O objetivo foi verificar, em produções científicas que abordam as atividades circenses na Educação Física escolar brasileira, publicadas entre os anos de 2010 e 2019, se há a presença do palhaço/clown, e como o palhaço é apresentado nesses artigos. Foram encontradas 50 publicações, das quais 10 abordam o palhaço/clown, em 5 delas o palhaço foi desenvolvido como um dos conteúdos das aulas, nos outros textos ele é apenas citado. Diante disso, foi proposto neste trabalho um desenvolvimento linear dos contextos históricos e possíveis jogos cênicos de palhaço a serem trabalhados nas aulas de Educação Física escolar.

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

ZAIM-DE-MELO, Rogério; DE GODOY, Luís Bruno; BRACCIALLI, Felipe. Quando o nariz vermelho se encontra com a Educação Física: potencialidades do palhaço como conteúdo na escola. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e76909. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76909. Acesso em: 22 dez. 2024.

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