Educação física escolar e as questões de gênero: a prática pedagógica em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83993

Resumo

O presente artigo refere-se à uma pesquisa descritiva de caráter quanti-qualitativo que envolveu 15 professores/as de educação física da Rede de Ensino da cidade de Dourados/MS, com o objetivo de investigar como a intervenção docente tem trabalhado as questões de gênero e sexualidade na Educação física escolar, procurando vislumbrar possibilidades de atividades corporais e esportivas numa dimensão de igualdade e valorização da diversidade. Para a coleta de dados utilizou-se questionário online (com questões abertas e fechadas) pela plataforma Google Forms. Entre os achados do estudo, constatou-se que a grande maioria dos professores/as nunca trabalharam com discussões de gênero e sexualidade e demonstram dificuldades em relação a problematizar a temática, mesmo que isso acarrete a reprodução de uma educação física de cunho sexista, binário e biologizante.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Poloni, UFGD

Graduado em Educação Física - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Cássia Cristina Furlan, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2016). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA (2011). Mestrado em Educação (2013) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunta na Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD. Tem experiência na área de Educação Física e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidades, gênero, sexualidade, jogos e brincadeiras, infância e formação docente.

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

Poloni, L. H., & Furlan, C. C. (2022). Educação física escolar e as questões de gênero: a prática pedagógica em foco. Motrivivência, 34(65), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83993

Edição

Seção

Artigos Originais