Dança e ensino: um relato de experiência na extensão universitária em Diamantina- MG
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85969Palavras-chave:
Corpo, Dança , Ensino, Processo criativoResumo
Dançar não é apenas decorar e executar passos previamente estabelecidos; é preciso compreender a dança como um sistema de criação que promove a pesquisa do gesto e o aprofundamento no próprio ser. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência com o processo de ensino da dança no contexto da extensão universitária em Diamantina-MG. Será realizada a apresentação da concepção de dança, corpo e ensino desenvolvida no projeto poéticas do corpo, além de um conjunto de procedimentos que almejam demonstrar a apropriação de elementos criativos no contexto pedagógico de ensino da dança. Algumas conquistas do projeto foram o entusiasmo pela pesquisa e criação gestual, o que resultou na abertura de horizontes interpretativos sobre o que é a dança e quais corpos podem dançar. É preciso ampliar e fomentar os espaços de criação artística no ambiente universitário, uma vez que colaboram para a formação humana e artística dos envolvidos.
Referências
DANTAS, Mônica Fagundes. O corpo natural de Isadora Duncan e o natural no corpo em educação somática: apontamentos para uma história do “corpo natural” em dança. In: GOELLNER, Silvana Vilodre; JAEGER, Angelina Alice (org.). Garimpando memórias: esporte, educação física, lazer e dança. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p. 149-161.
DANTAS, Mônica Fagundes. Dança: o enigma do movimento. Curitiba: Editora Appris, 2020.
FARIA, Lana Costa. Imagem em cena e corpo que dança: poéticas pedagógicas. 2016. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade de Brasília, 2016.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007.
GADAMER, Hans Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2012.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
GEBAUER, Gunter; WULF, Christoph. Mimese na Cultura. São Paulo: Annablume, 2004.
GIL, José. Movimento Total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar II. Cadernos de formação RBCE, 2010.
IYENGAR, Bellur Krishnamachar Sundararaja. Luz sobre o yoga: yoga dipika. São Paulo: Pensamento, 2016.
LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MARQUES, Danieli Alves Pereira; KUNZ, Elenor. Entre percepção, historicidade e expressão: a dança como linguagem. Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 01-17, 2020.
MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea. Pró-Posições, Campinas, v. 09, n. 02, p. 70-78, 1998.
MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. ouvirouver, v. 10, n. 02, p. 230-239, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
MILLER, Jussara. O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação. ETD-Educação Temática Digital, v. 16, n. 01, p. 100-114, 2014.
MOTA, Júlio. A Coreologia e os estudos coreológicos. In: FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006. p. 46-49.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SANTOS, Gilbert de Oliveira. Yoga e a busca do si mesmo: pensamento, prática e ensino. Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 01-17, 2020.
SILVA, Ana Marcia; LAZZAROTTI FILHO, Ari; ANTUNES, Priscilla de Cesaro. Práticas Corporais. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (Orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.
VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2008.
WULF, Christoph. Antropologia da Educação. Campinas: Editora Alínea, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).