Dança e ensino: um relato de experiência na extensão universitária em Diamantina- MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85969

Palavras-chave:

Corpo, Dança , Ensino, Processo criativo

Resumo

Dançar não é apenas decorar e executar passos previamente estabelecidos; é preciso compreender a dança como um sistema de criação que promove a pesquisa do gesto e o aprofundamento no próprio ser. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência com o processo de ensino da dança no contexto da extensão universitária em Diamantina-MG. Será realizada a apresentação da concepção de dança, corpo e ensino desenvolvida no projeto poéticas do corpo, além de um conjunto de procedimentos que almejam demonstrar a apropriação de elementos criativos no contexto pedagógico de ensino da dança. Algumas conquistas do projeto foram o entusiasmo pela pesquisa e criação gestual, o que resultou na abertura de horizontes interpretativos sobre o que é a dança e quais corpos podem dançar. É preciso ampliar e fomentar os espaços de criação artística no ambiente universitário, uma vez que colaboram para a formação humana e artística dos envolvidos.  

Biografia do Autor

Danieli Alves Pereira Marques, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua, temporariamente, no Curso de Artes Cênicas da UFSC. 

Gilbert de Oliveira Santos, UFVJM

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de Artes Marciais e Técnicas Corporais Terapêuticas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Referências

DANTAS, Mônica Fagundes. O corpo natural de Isadora Duncan e o natural no corpo em educação somática: apontamentos para uma história do “corpo natural” em dança. In: GOELLNER, Silvana Vilodre; JAEGER, Angelina Alice (org.). Garimpando memórias: esporte, educação física, lazer e dança. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p. 149-161.

DANTAS, Mônica Fagundes. Dança: o enigma do movimento. Curitiba: Editora Appris, 2020.

FARIA, Lana Costa. Imagem em cena e corpo que dança: poéticas pedagógicas. 2016. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade de Brasília, 2016.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007.

GADAMER, Hans Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2012.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

GEBAUER, Gunter; WULF, Christoph. Mimese na Cultura. São Paulo: Annablume, 2004.

GIL, José. Movimento Total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar II. Cadernos de formação RBCE, 2010.

IYENGAR, Bellur Krishnamachar Sundararaja. Luz sobre o yoga: yoga dipika. São Paulo: Pensamento, 2016.

LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MARQUES, Danieli Alves Pereira; KUNZ, Elenor. Entre percepção, historicidade e expressão: a dança como linguagem. Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 01-17, 2020.

MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea. Pró-Posições, Campinas, v. 09, n. 02, p. 70-78, 1998.

MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. ouvirouver, v. 10, n. 02, p. 230-239, 2014.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

MILLER, Jussara. O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação. ETD-Educação Temática Digital, v. 16, n. 01, p. 100-114, 2014.

MOTA, Júlio. A Coreologia e os estudos coreológicos. In: FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006. p. 46-49.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SANTOS, Gilbert de Oliveira. Yoga e a busca do si mesmo: pensamento, prática e ensino. Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 01-17, 2020.

SILVA, Ana Marcia; LAZZAROTTI FILHO, Ari; ANTUNES, Priscilla de Cesaro. Práticas Corporais. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (Orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2008.

WULF, Christoph. Antropologia da Educação. Campinas: Editora Alínea, 2005.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Edição

Seção

Porta Aberta