Possibilidades e desafios no ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e89906

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação física, Práticas corporais de aventura

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender os limites, possibilidades e contribuições das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os participantes da pesquisa foram 30 alunos, entre 9 e 10 anos, de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Foram organizadas aulas na disciplina de Educação Física, visando vivência das modalidades de orientação, slackline, arvorismo, parkour e skate. A coleta de dados foi feita a partir de questionário semiaberto, relatórios de campo e relato escrito dos estudantes. Os dados foram analisados e interpretados a partir da identificação de categorias de análise. Os resultados da pesquisa revelam que as Práticas Corporais de Aventura podem contribuir com ações ambientais, modificando a relação ser humano e natureza, de modo crítico, democrático, emancipatório e transformador.

Biografia do Autor

Dilvano Leder de França, UFPR

Mestre em Educação - UFPR

Doutorando em Educação - UFPR

Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Brasil

Soraya Corrêa Domingues, UFPR

Doutora em Educação Física - UFSC

Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Brasil

Referências

ALMEIDA, A. C. P. C. Esporte, Aventura e Natureza: o praticante e a responsabilidade ambiental. IN: MARINHO, A.; UVINHA, R. R. (Org). Lazer, Esporte e aventura: a natureza em foco. Campinas: Editora Alínea, 2009.

BETRÁN, J. O.; BETRÁN, A. O. Proposta pedagógica para as atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) na Educação Física no ensino médio. In: MARINHO, A.; BRUHNS, H. T. (Orgs.). Viagens, lazer e esporte: o espaço da natureza. São Paulo: Manole, 2006.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em 29 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRUHNS, H. O ecoturismo e o mito da natureza intocada. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 32, n. 2, p. 157-164, 2010.

CAPAVERDE, M. R.; MEDEIROS, T. N.; ALVES, S. L. C. Esporte de Aventura nas Aulas de Educação Física: Uma Alternativa ao Alcance dos Profissionais? Revista Vento e Movimento, Osório, v. 1, n. 1, abr. 2012.

FRIEDMANN, G. O lazer e a civilização tecnicista. IN: OLIVEIRA, P. S. O Lúdico na Cultura Solidária. São Paulo: Hucitec, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022.

GONÇALVES, M. A. S. Reflexões Sobre as Aulas de Educação Física. Kinesis, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 145-159, jul./dez. 1986.

INÁCIO, H. L. D. Travessuras na natureza: perspectivas de formação e atuação profissional no centro oeste. In: Congresso Centro Oeste de Ciências do Esporte, 3., 2008, Cuiabá. Anais. Cuiabá: CBCE MT, 2008.

INÁCIO, H. L. D.; MORAES, T. M.; SILVEIRA, A. B. Educação Física e Educação Ambiental: Refletindo Sobre a Formação e Atuação Docente. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 4, p. 1-23, out./dez. 2013.

KUNZ, E. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 5 ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

LIMA, G. F. C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 145-163, jan./abr. 2009.

MARINHO, A. Atividades na natureza, lazer e educação ambiental: refletindo sobre algumas possibilidades. Motrivivência – Revista de Educação Física, Esporte e Lazer, Florianópolis, ano XVI, n. 22, p. 47-69, jun. 2004.

MARINHO, A.; INÁCIO, H. L. D. Educação Física, Meio Ambiente e Aventura: Um Percurso por Vias Instigantes. Revista Brasileira de Ciência dos Esporte. Campinas, v. 28, n. 3, p. 55-70, maio. 2007.

MINAYO, M. C. S. (Org); DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

OLIVEIRA, M. L. C.; NEVES, R. H. C. L. Educação e sustentabilidade. Presença pedagógica. Belo Horizonte, v. 16, n. 109, 2013.

PIMENTEL, G. G. A. Esportes na natureza e atividades de aventura: uma terminologia aporética. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 687-700, jul./set. 2013.

POCIELLO, C. Os desafios da leveza: as práticas corporais em mutação. IN: SANT'ANNA, D. B. (Org). Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.

POLLI, A. e SIGNORINI, T. A inserção da Educação Ambiental na Prática Pedagógica. Ambiente & Educação, Rio Grande. v. 17. n. 2, 2012.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TAHARA, A. K.; FILHO, S. C. A presença das atividades de aventura nas aulas de Educação Física. Arquivo de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 60-66, 2012.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

FRANÇA, Dilvano Leder de; DOMINGUES, Soraya Corrêa. Possibilidades e desafios no ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e89906. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89906. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais