Possibilidades e desafios no ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e89906

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação física, Práticas corporais de aventura

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender os limites, possibilidades e contribuições das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os participantes da pesquisa foram 30 alunos, entre 9 e 10 anos, de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Foram organizadas aulas na disciplina de Educação Física, visando vivência das modalidades de orientação, slackline, arvorismo, parkour e skate. A coleta de dados foi feita a partir de questionário semiaberto, relatórios de campo e relato escrito dos estudantes. Os dados foram analisados e interpretados a partir da identificação de categorias de análise. Os resultados da pesquisa revelam que as Práticas Corporais de Aventura podem contribuir com ações ambientais, modificando a relação ser humano e natureza, de modo crítico, democrático, emancipatório e transformador.

Biografia do Autor

Dilvano Leder de França, UFPR

Mestre em Educação - UFPR

Doutorando em Educação - UFPR

Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Brasil

Soraya Corrêa Domingues, UFPR

Doutora em Educação Física - UFSC

Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Brasil

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Publicado

2023-04-11

Como Citar

França, D. L. de, & Domingues, S. C. . (2023). Possibilidades e desafios no ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar. Motrivivência, 35(66), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e89906

Edição

Seção

Artigos Originais