A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS UNIVERSIDADES E A REALIDADE ESCOLAR: uma análise crítica sobre o modelo atual de sociedade

Angélica Caetano, Andrize Ramires Costa, Soraya Corrêa Domingues

Resumo


O presente artigo se propõe discutir a forma de produção de conhecimento nas Universidades e os reflexos desta na sociedade, especificamente, na escola. A Universidade, grande produtora de conhecimento, ao se tornar uma organização social e não uma instituição social acaba elegendo características vitais no processo de produção do saber, como exemplo, a estrutura de avaliação quantitativa das publicações científicas. Tais análises contribuíram para a compreensão de uma ciência pouco relevante socialmente e para o entendimento de uma prática pedagógica pouco transformadora, principalmente quando este conteúdo científico não chega às Escolas ou não está direcionado a mudanças nas Escolas. Palavras-chave: Universidade, produção de conhecimento, escola


Palavras-chave


Universidade; Produção de conhecimento; Escola

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p185



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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