Formação profissional em Educação Física no Brasil: um debate necessário

un debate necesario

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93291

Palavras-chave:

Regulamentação, Política, Educação física, Formação profissional

Resumo

O objetivo desse texto é contribuir para o debate sobre a formação em Educação Física, analisando as novas DCNs para área, assim como a reedição da Lei 9696/98 sobre a regulamentação da profissão, que sob a nova roupagem da Lei 14.386/2022, insere novos atores e regras que modificam e ao mesmo tempo perpetuam os sistemas de controle e poder no campo de disputa. Pode-se verificar que as mudanças nas novas DCNs trouxeram novo fôlego para a formação, contudo, o processo de compreensão da estrutura formativa foi simplificado adequando a realidade da área ao panorama do mercado de trabalho. Nesse ínterim, a promulgação da Lei 14.386/2022 acentuou o poder legalista e punitivo do sistema CONFEF/CREF conferindo-o amplos poderes nos ditames concernentes ao exercício profissional, o que pode ser entendido como um cerceamento do princípio fundamental da liberdade natural dos indivíduos.

Biografia do Autor

Eduard Angelo Bendrath, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela UNESP. Professor Associado do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí.

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

Bendrath, E. A. (2023). Formação profissional em Educação Física no Brasil: um debate necessário: un debate necesario. Motrivivência, 35(66), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93291

Edição

Seção

Porta Aberta