Atividades complementares curriculares em contraturno escolar no estado do Paraná: um estudo do macrocampo esporte e lazer

Andréia Paula Basei, Eduard Angelo Bendrath, Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo

Resumo


O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento sistemático das atividades complementares curriculares em contraturno escolar no macrocampo esporte e lazer desenvolvidas nas escolas públicas estaduais do Paraná. As informações cadastrais das escolas (N=372) dos dezenove municípios caracterizados como de grande porte disponíveis na plataforma DataEscolaBrasil (MEC), foram analisadas com base na estatística descritiva utilizando-se o software SPSS versão 20.0. Os resultados apontam que cinco projetos de atividades complementares concentram 40,5% das ações nos 9 macrocampos previstos. Dentre os projetos executados aproximadamente 1/3 estão vinculados ao macrocampo esporte e lazer (35,4%). Neste macrocampo 64,9% dos projetos estão concentrados em 5 modalidades, apontando uma tendência a padronização das ações e a prevalência do esporte em detrimento das demais atividades de lazer. Conclui-se que as atividades complementares curriculares em contraturno reforçam ações em prol da educação integral e o macrocampo analisado apresenta grande potencial na ampliação das oportunidades de aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave


Políticas educacionais; Educação integral; Atividades complementares curriculares em contraturno; Esporte e lazer

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p136



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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