Ser-esportista: experiência vivida no nado artístico por uma atleta com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93933Palavras-chave:
Filosofia, Esportes para pessoas com deficiência, Esportes aquáticos, Síndrome de downResumo
Historicamente, as práticas corporais foram negligenciadas para a pessoa com deficiência justificada por paradigmas cartesiano e mecanicista de corpo. Apenas em meados do século XX que instituições e políticas públicas alertaram que àquelas deveriam ser para todos. Ainda que paulatinamente, a pessoa com deficiência passou a integrar o mundo esportivo, inclusive o de alto rendimento. Afoitos para dar voz (e ouvidos) a esses protagonistas, este artigo identifica, descreve e reflete sobre a experiência vivida por uma atleta com síndrome de down praticante do nado artístico. Por meio da pesquisa qualitativa fenomenológica, realizaram-se duas entrevistas cujas perguntas versaram sobre a experiência nas sessões de treino e eventos esportivos. Dois eixos foram salutares para a discussão: a. essência do esporte; b. eu-outro-mundo que alertaram sobre a efetiva identidade da nadadora com os preceitos filosóficos do esporte: transcendência, autossuperação e relação com os outros no fazer esportivo.
Referências
ANDRIEU, Bernard; NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Emergir na Natureza: ensaios de Ecologia Corporal. São Paulo: LiberArts, 2020.
AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTE DISABITIES. Defining criteria for intellectual disability. 2023 Disponível em: https://www.aaidd.org/intellectual-disability/definition. Acesso em 22 de maç. de 2023.
BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de: Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BARROZO, Amanda Faria, et al. Acessibilidade ao esporte, cultura e lazer para pessoas com deficiência. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento,São Paulo, v. 12. n. 2, p. 16-28, 2012.
BENFICA, D. T. Esporte paralímpico: analisando suas contribuições nas (re)significações do atleta com deficiência. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos sócio-culturais do movimento humano; Aspectos biodinâmicos do movimento humano) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: Discurso e substância. Porto: Campo das letras, 2º ed. 2013
BICUDO. Maria Aparecida. Pesquisa qualitativa: segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez. 2011
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Base
Nacional Comum Curricular. Brasília 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 març. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) [internet]. Diário Oficial da União. 7 Jul 2015. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf . acesso em 23 mar. 2023.
CARBINATTO. Michele Vivienne. Por uma prática corporal que reconheça a corporeidade do vivente In: SALERNO, M. B; CARBINATTO, M. V. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Editora Bagai, p. 13 -32, 2022
CARBINATTO, Michele Viviene e colaboradores. Produção do conhecimento em ginástica: uma análise a partir dos periódicos. Movimento [S.I]. v.22, n.4, p. 1293-1308. 2016b.
CARDOSO, Vinicius Denarddi. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.l]. v. 33, n. 2, p. 529–539, abr. 2011.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Código nacional de classificação esportiva paralímpica: Regras, política e procedimentos de classificação esportiva paralímpica. CPB. jan. 2023. Disponível em: https://www.cpb.org.br/upload/link/25750e490faf4dffbaa6f985928e35d6.pdf. Acesso em 21 mar. 2023.
DA COSTA, Alberto Martins; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.l], v. 25, n. 3, 2004.
DA SILVA, Enoly Cristine et al. Produção do conhecimento sobre competição esportiva: discursos e lacunas. Em construção. S/A
DALL’ACQUA, Josiette Lunkmoss; DALL’ACQUA, Flávia Liz Lunkmoss. A aprendizagem do nado sincronizado. Curitiba: CRV, 2016.
FUGITA, Meico; PONCIANO, Kátia Regina. Nado Sincronizado: características da modalidade e aspectos para ensino. ACTA Brasileira do Movimento Humano, Paraná. v. 3, n. 3, p. 99-116, 2013.
GAYA, Adroaldo; GAYA, Anelise. Palavras do filósofo sobre o esporte. p.: 41 – 55. In: Jogos desportivos: formação e investigação. Juarez Vieira do Nascimento, Valmor Ramos, Fernando Tavares (orgs.) – UDESC. Florianópolis, 2013.
GORGATTI, Márcia Greguol; COSTA, Roberto Fernandes da. Atividade física Adaptada: Qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2. ed. Barueri, Sp: Manole, 2005
LEITE, Maria Luísa Morais Pereira. Natação sincronizada: carreira passo a passo. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto) - Especialização em Avaliação e Prescrição Na Atividade Física, Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Vila Real, 2013.
LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz et al. A produção acadêmica em ginástica na pós-graduação em educação física das universidades estaduais de São Paulo. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 24, n. 1, p. 52-68, 2016.
MAXWELL, Joseph. Qualitative research design: An interactive approach. Sage publications, 2012.
MELO, Mércia Lima de. Nado artístico: a sincronia do corpo para a educação física. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Departamento de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
NÓBREGA, Tereza Petrúcio. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
RÚBIO, Kátia. O atleta e o mito do herói: o imaginário esportivo contemporâneo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
SANTOS, Clara Miranda; RAIMUNDO, Carlo Filipe Evangelista. O método qualitativo e a abordagem fenomenológica: características e afinidades. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, Oct - dez. 2017.
SALERNO, Marina Brasiliana; MIYASHIRO, Vieira de Lima Miyashiro. Ginástica e reflexões para a superação do capacitismo: aspectos históricos e culturais das diferenças. In: SALERNO, Marina Brasiliana; CARBINATTO, Michele Vivienne. Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos. Curitiba: Editora Bagai, pp. 33-48, 2022
SANTOS, Ana Raquel Mende, et al. Ansiedade pré-competitiva em jovens atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais. Rev. educ. fis. UEM, Maringá, v. 24, n. 2, p. 207- 214, 2013.
SERON, Bruna Barboza; GREGUOL, Márcia. Esporte Paralímpico na educação física: um Facilitador no processo de inclusão. In: SERON, Bruna Barboza ; BRANDOLIN, Fábio. Experiências no Esporte Paralímpico: Um passo a favor da inclusão. Rio de Janeiro : Instituto Benjamin Constant, p. 36 - 55, 2020.
DA SILVA, Claúdio Silvério; WINCKLER, Ciro. O desporto paralímpico brasileiro, a educação física e profissão. São Paulo: CREF4/SP, 2019.
SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SIMIM, Mário Antônio et al. O estado da arte das pesquisas em esportes coletivos para pessoas com deficiência: uma revisão sistemática. Arquivos de Ciências do Esporte, Mato Grosso. v. 6, n. 1, 2018.
SOUZA, Karin Kovalski de et al. Produção científica sobre natação em língua portuguesa: uma análise bibliométrica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.l] v. 44, e20220037, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/gH7ZbHrwRLCBWDbMStDS4cj/abstract/?lang=pt . Acesso em: 20 març.2023
SOUZA, Doralice Lange; SILVA, Marcelo Moraes; MOREIRA, Tatiana Sviesk. O perfil da produção científica online em portugûes relacionadas às modalidades olímpicas e paralímpicas. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 4, 1105-1120, out./dez. de 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115349439007.pdf. Acesso em: 12 març. 2022.
TORRI, Danielle; VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte paralímpico: difícil inclusão, incorporação tecnológica, corpos competitivos. Práxis Educativa, PG - Paraná, v. 12, n. 2, p. 536-550, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Motrivivência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).