Extensão universitária e ressonâncias na formação profissional: análise de grupos de ginástica para todos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94377

Palavras-chave:

Ginástica, Universidades, Formação profissional, Metodologia

Resumo

Este artigo acessou as experiências na extensão universitária em Ginástica para Todos (GPT) e suas reverberações na formação e atuação profissional em Educação Física e Esporte. Como suporte metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa, utilizando para a coleta de dados Grupos Focais com 17 participantes de nove grupos de GPT representativo de 4 regiões brasileiras. A Análise Temática indicou dois eixos de discussão: 1. Experiência de vida/ experiência prévia do participante como estratégia de ensino e aprendizagem na ginástica que potencializou interfaces da ginástica com outras práticas corporais e a autonomia dos estudantes e, 2. Trabalho de co-construção de aulas e coreografias: confirmando o professor como mediador do processo, que induz que temas, figurinos, materiais, movimentos sejam definidos por todo o grupo. Notadamente, os discentes entrevistados confirmaram que as propostas ampliaram a percepção de organização de aula e/ou treino, passível a diferentes contextos, como escolas e clubes.

Biografia do Autor

Mellina Souza Batista, Universidade do Estado de Minas Gerais (Ibirité, MG – Brasil)

Mestre em Ciências pela Escola de Educação Fisica e Esporte da USP. 

Tamiris Lima Patricio, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Nayana Ribeiro Henrique, Universidade Federal de Manaus

Mestre em Ciências pela Escola de Educação Física da USP. 

Lorena Nabanete dos Reis-Furtado, Universidade do Ceará

Doutora em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. 

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Esporte

Referências

ALMEIDA, Camila Mercês Duarte et al. “Refugiados”: reflexões acerca do compor coreográfico que revelam passados e futuros incertos. In: X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos, Anais [...] Campinas, p. 388 – 391, 2022.

ARAÚJO, Carolina Morais. Implicações dos projetos de extensão universitária para a formação do professor de educação física. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Triângulo Mineiro: Uberaba, 2014.

AYOUB, Eliana; Ehrenberg, M.C.; SCHIAVON, L. M. Ginástica para Todos: interlocuções entre Unicamp, Unesp e Usp na formação docente In: Ginástica para Todos - Um encontro com a coletividade.1 ed.Campinas: Unicamp, 2017, v.1, p. 141-163.

ABADE, Natascha Stephanie Nunes; GOMES, Christianne Luce. Lazer, saúde e intervenção com pessoas idosas: percepções sobre essas temáticas no contexto da Educação Física. Pensar a Prática, v. 19, n. 4, 2016.

BAHU, Ligia Zagorac; CARBINATTO, Michele Viviene. Extensão universitária e ginástica para todos: contribuições à formação profissional. Conexões, v. 14, n. 3, p. 46-70, 2016.

BARRAGÁN, Teresa Ontañón et al. O papel da extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica sobre as atividades circenses. Pensar a prática, v. 19, n. 1, 2016.

BATISTA, Mellina Souza et al. Ginástica Para Todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica. 2020.

BRATIFISCHE, Sandra Aparecida; CARBINATTO, Michele Viviene. Inovação e criação de materiais: em busca da originalidade na ginástica para todos. Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016.

BINOTTO Maria. et al. Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade: avaliação do programa por meio do modelo RE-AIM. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2015.

BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 02 mar. 2023.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/10338.pdf

BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014 – 2024 e dá outras providências.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

CARBINATTO, Michele Viviene. BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. World Gymnaestrada: A Non-competitive mass sports festival. In: Anais ICSEMIS, s/p., 2016.

CARBINATTO, Michele Viviene; REIS-FURTADO, Lorena Nabanete dos. Choreographic process in gymnastics for all. Science of gymnastics journal, v. 11, n. 3, 2019.

COELHO, Geraldo Ceni. O papel pedagógico da Extensão Universitária. Em Extensão, v. 13, n. 2, 2014.

CORRÊA, Lionela da Silva. Me apresento pro mundo descortinando a Amazônia?: o entrelaçar da identidade cultural na ginástica para todos. 2022. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2022.

CORRÊA, Lionela da Silva; SOARES, Artemis de Araújo; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica Para Todos e Identidade Amazônica: Caminhos à Decolonialidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, n. 60, p. 27-46, 2022.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%25p

CARVALHO, Kássia Mitally et al. A composição coreográfica nas produções acadêmico-científicas de ginástica para todos. Corpoconsciência, p. 1-17, 2021.

DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana et al. Autopercepção da saúde de idosos participantes de um projeto de extensão de hidroginástica de uma universidade pública. Pensar a Prática, v. 17, n. 4, 2014.

DE LELES, Marilia Teodoro et al. Ginástica para Todos na extensão universitária: o exercício da prática docente. Conexões, v. 14, n. 3, p. 23-45, 2016.

EHRENBERG, Mônica Caldas; MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes. Cia Alfa de ginástica geral: para além da extensão universitária. Temas emergentes em ginástica para todos, 2016.

FORPROEX. Indissociabilidade Ensino–Pesquisa–Extensão e a Flexibilização Curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESU, (Coleção Extensão Universitária; v.4), 2006.

FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília – DF: Líber Livro, Série Pesquisa em Educação, 2005.

GRAÇA, Amândio; MESQUITA, Isabel. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 7, n. 3, p. 401-421, Dez. 2007.

GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as ações humanas. BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2017.

INTERNATIONAL GYMNASTICS FEDERATION (FIG). Disponível em: https://www.gymnastics.sport/site/pages/disciplines/hist-gfa.php Acesso em: 03 mar 2023.

IORA, Jacob Alfredo; DA SILVA SOUZA, Maristela. Propostas pedagógicas Crítico-superadora e Crítico-emancipatória: formação em EF através dos projetos de extensão. Pensar a Prática, v. 18, n. 1, 2015.

LELES, Marília Teodoro de; NAKATANI, Lariza Zanini César; SOUZA, Samanta Garcia de; LOPES, Lara Torres; NETO, Othon Viollati; MONTEIRO, Thiado Sousa. Ginástica para Todos na extensão universitária: o exercício da prática docente. Conexões. Campinas, SP, v. 14, n. 3, jul./set, p. 23-45, 2016.

LOPES, Priscila. et al. Ginástica para todos e literatura: realidade, possibilidades e criação. Conexões, Campinas, SP, v. 13, p. 144-163, maio 2015.

LOPES, Priscila. Grupo de Ginástica de Diamantina. Projeto encaminhado à Proexc/UFVJM para o Edital 01/2017.

LOPES, Priscila; BATISTA, Mellina Souza; CARBINATTO, Michele Viviene. Sobre a Relação Extensão-Pesquisa no Grupo de Ginástica de Diamantina. In: Seminário de Cultura e Extensão, 2, 2018, São Paulo, Anais... São Paulo: EACH- USP, 2018.

LOPES, Priscila; BATISTA, Mellina Souza; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para todos e arte: diálogos possíveis na extensão universitária. In: Congresso de Ginástica Para Todos e Dança no Centro-Oeste. p. 1-20, 2017.

LOPES, Priscila Regina. A gente abre a mente de uma forma extraordinária?: potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da ginástica para todos. 2020. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

LOPES, Priscila; CARBINATTO, Michele Viviene. Princípios da pedagogia freiriana na extensão universitária em Ginástica para Todos. Revista Brasileira de Educação, v. 28, 2023.

LOPES, Priscila; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz. A ginástica para todos em tempos de distanciamento social: relatos de projetos de extensão universitária. Expressa Extensão, v. 27, n. 3, p. 59-71, 2022.

MARTINS, Silvana Neumann; ECKHARDT, Viviane Maria Theves; VALANDRO, Natalia De Alencastro; COSTA, Janaína da. A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso. Revista NUPEM, 7(12), p. 193-207, 2015.

MELLO, André et al. O protagonismo das pessoas com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da capoeira, Pensar a Prática, v. 17, n.1, mar. 2014.

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Uma nova razão de mundo: ensaio sobre as potencialidades da ginástica para todos frente à racionalidade neoliberal. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 130–142, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13903 Acesso em: 03 abr. 2023.

MORENO, Natália Lopes; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz. Influências da prática da Ginástica Para Todos para a saúde na velhice: percepções dos praticantes. Conexões, v. 16, n. 4, p. 468-487, 2018.

MURBACH, Marina Aggio; DE AFONSO, Paulo Roveri; DE QUEIROZ LIMA, Leticia Bartolomeu; SCHIAVON, Laurita Marconi. Grupo Ginástico UNESP: contribuições da "Ginástica para Todos" na formação de seus participantes. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 71-88, dez. 2016.

OLIVEIRA, Mauricio Santos; NUNOMURA, Myrian. A produção histórica em ginástica e a constituição desse campo de conhecimento na atualidade. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. Especial, p. 80-97, dez. 2012.

DE OLIVEIRA, Michelle Ferreira et al. Desmistificando a cultura cerratense por meio da Ginástica para Todos: Um estudo de caso do Grupo de Ginástica Cignus. Conexões, v. 16, n. 4, p. 433-449, 2018.

OLIVEIRA, Lucas Machado de; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, v. 26, 2022.

PAOLIELLO, Elizabeth; TOLEDO, Eliana de; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; GRANER, Larissa Pinto. Grupo Ginástico Unicamp 25 anos. 1. Ed. Campinas: UNICAMP, 2014.

PATRÍCIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 199-216, 2016. DOI: 10.1590/1807-55092016000100199. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115461 Acesso em: 07 mar. 2023.

BARBOSA RINALDI, Ieda Parra.; PAOLIELLO, Elizabeth. Saberes ginásticos necessários à formação profissional em educação física: encaminhamentos para uma estruturação curricular. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 29, n. 2, p. 227-243, jan. 2008.

SALLES. Willian das Neves. et al. Autoeficácia discente na formação inicial de estudantes universitários de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4. p. 1083-1097, out./dez. de 2015.

SANDRESCHI, Paula; PETREÇA, Daniel; MAZO, Giovana. Avaliação de um programa universitário de atividade física para idosos pelo modelo RE-AIM. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, p. 107-257, 2008.

SBORQUIA, Silvia Pavesi. Construção coreográfica: o processo criativo e o saber estético. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, p. 145-166, 2008.

SOUZA, Elizabeth. Ginástica Geral: Uma Área do Conhecimento da Educação Física. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, Unicamp, 1997.

TOLEDO, Eliana de. O papel da universidade no desenvolvimento da ginástica geral no Brasil. In: TOLEDO, E. et al. Anais...Campinas: UNICAMP, p. 195-198, 2005.

TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da Ginástica Para Todos. In, NUNOMURA, M. (org). Fundamentos das Ginásticas. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2016.

TRAD, Leny Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica de pesquisa em saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, 2009.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Brasília:Unesco,Representação da Unesco no Brasil, 2002. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000147273. Acesso em: 7 mar. 2023

VIEIRA, Aline Oliveira; SANTOS, Wagner; FERREIRA NETO, Amarílio Ferreira; Tempos de escola: narrativas da formação discente ao ofício docente. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 119-139, jul./set. 2012.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Souza Batista, M., Lima Patricio, T., Ribeiro Henrique, N., Nabanete dos Reis-Furtado, L. ., & Carbinatto, M. V. (2023). Extensão universitária e ressonâncias na formação profissional: análise de grupos de ginástica para todos. Motrivivência, 35(66), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94377

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)