Representações culturais sobre as ginásticas: o olhar de professores(as) da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93723

Palavras-chave:

Educação física, Ginástica, Representações culturais

Resumo

O presente artigo buscou analisar as representações culturais que professores(as) de Educação Física de um município de Minas Gerais atribuem às ginásticas. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, adotando um questionário com perguntas especialmente elaboradas para o estudo e a Análise Temática para tratamento dos dados. Os resultados indicam que os(as) professores(as) apresentam diversos discursos sobre as práticas gímnicas, compreendendo-as nas esferas da saúde, do esporte, da recreação, da arte e escolar. Tais leituras evidenciam uma aproximação com os campos de atuação da ginástica, o que demonstra que os sujeitos investigados reconhecem os múltiplos textos culturais produzidos sobre as ginásticas na sociedade atual. 

Biografia do Autor

Priscila Lopes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutora em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)

Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Departamento de Educação Física

Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG)

Juliana Nogueira Pontes Nobre, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Juliana Nogueira Pontes Nobre

Doutora em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Docente do Departamento de Educação Física da UFVJM, Diamantina, MG, Brasil; Integrante do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG UFVJM/CNPq.

 

Mellina Souza Batista, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mellina Souza Batista

Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP); Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité , MG, Brasil; Integrante do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG UFVJM/CNPq.

 

 

 

Thyago Thacyano de Souza dos Santos , Secretaria Estadual de Educação do estado de Minas Gerais

Thyago Thacyano de Souza dos Santos

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Professor de Educação Física da Secretaria Estadual de Educação do estado de Minas Gerais; Integrante do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG UFVJM/CNPq e do projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina – GGD/UFVJM.

thyago.thacyano@gmail.com 

 

Jander Gonçalves Rolo, Centro Universitário Claretiano de Batatais

Jander Gonçalves Rolo

Especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de São Paulo (EPM) e Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos; Docente no Centro Universitário Claretiano de Batatais, Batatais, SP, Brasil; Integrante do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG UFVJM/CNPq.

Alessandra Guimarães Rodrigues, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Alessandra Guimarães Rodrigues

Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Estudante do curso de licenciatura em Educação Física da UFVJM; Integrante do Programa de Iniciação à Docência Educação Física da UFVJM; Integrante do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG UFVJM/CNPq e do projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina – GGD/UFVJM.

 

 

Referências

BARBANTI, Valdir. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 11, n. 1, p. 54-8, 2006. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/833. Acesso em: 10 Dez 2022

BRAUN, Virginia.; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://uwe-repository.worktribe.com/output/1043060/using-thematic-analysis-in-psychology. Acesso em: 28 Dez 2022

DENZIN, Norman.; LINCOLN, Yvonna. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

DOMINGUES, Laís Santos; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz. Ginástica para todos e lazer: onde seus caminhos se cruzam? Corpoconsciência, p. 171-186, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/11921. Acesso em: 03 Mar 2023

FIG – FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA. História. Federação Internacional de Ginástica, 2023. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/site/. Acesso em: 18 Dez 2022

FIORIN-FUGLSANG, Cristiane Montozo; PAOLIELLO, Elizabeth. Possíveis relações entre a Ginástica Geral e o Lazer. In: PAOLIELLO, E. (org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 97-120.

FRANÇOSO, Saulo; NEIRA, Marcos Garcia. Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, p. 531-546, 2014. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/fhBMgZf9Nb78DCfVQNts37q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 Dez 2022

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FRESSA, Leandro Gonsalles et al. Trabalho e consumo. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação física e temas transversais na escola. São Paulo: Papirus, 2012. p. 121-146.

GGD – GRUPO DE GINÁSTICA DE DIAMANTINA. Projeto. Grupo de Ginástica de Diamantina. Disponível em: https://ggdufvjm.wixsite.com/ggdufvjm . Acesso em: 09 Jan 2023

GIL, Antônio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GRANER, Larissa. Jogos Olímpicos e Ginástica na Educação Física escolar: pode ser espetacular! Rev. Brasileira Educação Física Escolar, v. 1, Ano VI, p. 134-156, jul. 2020. Disponível em: https://www.rebescolar.com/_files/ugd/4b6fda_e2ad0ccb18934d0ab40249aea89cf6ac.pdf Acesso em: 18 mar. 2023.

KIKUTI, Tabata Larissa Almeida; NUNOMURA, Myrian. “É tudo uma questão de estilo”: os desafios e as experiências estéticas dos homens na Ginástica Rítmica. Movimento, v. 28, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/9R7FPGqNrCKjrqLrVMnBjvB/?lang=pt. Acesso em: 07 Fev 2023

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, Priscila; BATISTA, Mellina Souza; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para todos e arte: diálogos possíveis na extensão universitária. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS E DANÇA NO CENTRO-OESTE. 2017. p. 1-20. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/GPT/article/view/9948. Acesso em: 03 Fev 2023

LOPES, Priscila; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para Todos e cultura popular:(re) conhecimento e valorização de manifestações populares. Conexões, v. 20, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/aviso.html. Acesso em: 10 Jan 2023

LOPES, Priscila; CARBINATTO, Michele Viviene. Princípios da pedagogia freiriana na extensão universitária em Ginástica para Todos. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/SQXKr3vVQsmWc3Z5PqKZZ4p/. Acesso em: 10 Jan 2023

LOPES, Priscila; NIQUINI, Claudia Mara. Planos de estudos tutorados de Minas Gerais: presença e sistematização das ginásticas no ensino fundamental. Revista Vozes do Vales, n. 22, Ano XI, 2022. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2022/11/17.pdf. Acesso em: 13 Fev 2023

LOPES, Priscila; NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; NIQUINI, Claudia Mara. O conteúdo “Ginástica” nos processos seletivos dos Institutos Federais de Minas Gerais. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 537-548, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1502. Acesso em: 28 Jan 2023

LOPES, Priscila; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz. A ginástica para todos em tempos de distanciamento social: relatos de projetos de extensão universitária. Expressa Extensão, v. 27, n. 3, p. 59-71, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/22880. Acesso em: 11 Fev 2023

LOPES, Priscila.; NIQUINI, Claudia Mara. Do barro à arte: experiências de diálogo entre a extensão universitária e a cultura popular. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 1, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7512. Acesso em: 15 Mar 2023

MALDONADO, Daniel Teixeira et al. A tematização das ginásticas nas aulas de Educação Física em São Paulo: o inédito viável em contextos de “uberização” da educação. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 3, Ano IV, p. 130-147, 2019.

MALDONADO, Daniel Teixeira; PRODÓCIMO, Elaine. Por uma epistemologia crítico libertadora da educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. III, Ano VII, março, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358981676_POR_UMA_EPISTEMOLOGIA_CRITICO-LIBERTADORA_DA_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR . Acesso em: 11 Fev 2023

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.

NEIRA, Marcos Garcia. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.

NEVES, Marcos Ribeiro; NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural de Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76536. Acesso em: 11 Jan 2023

NOGUEIRA, Valdilene Aline et al. Inspirações Freirianas e Educação Física escolar: a organização do currículo em uma comunidade de aprendizagem brasileira. Motrivivência, v. 31, n. 59, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e56430. Acesso em: 22 Jan 2023

OLIVEIRA, Lucas Machado de; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, v. 26, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/VVHrpbBDmFLSV8PHSqzznjS/?lang=pt. Acesso em: 19 Fev 2023

OLIVEIRA, Mauricio Santos; NUNOMURA, Myrian. A produção histórica em ginástica e a constituição desse campo de conhecimento na atualidade. Conexões, v. 10, p. 80-97, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/aviso.html. Acesso em: 27 Fev 2023

POMIN, Fabiana. Ginástica. Curitiba: Inter Saberes, 2020.

PRODÓCIMO, Elaine; SPOLOAR, Gabriela da Costa; LEITÃO, Arnaldo Sifuentes Pinheiro. Nas dobras do mundo: linguagens e educação física em diálogo com Paulo Freire. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline (orgs.). Linguagens na educação física escolar: diferentes formar de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 41-54.

REIS-FURTADO, Lorena Nabanete dos et al. Esporte e mídia social: análise do Instagram da Confederação Brasileira de Ginástica. Journal of Physical Education, v. 32, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/JFrm9zvwYKFXKdPfZhhZHvj/?lang=pt. Acesso em: 09 Fev 2023

ROBLE, Odilon José; NUNOMURA, Myrian; OLIVEIRA, Maurício Santos. O que a ginástica artística tem de artística? Considerações a partir de uma análise estética. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 04, p. 543-551, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77910. Acesso em: 02 Fev 2023

SANTOS, Thyago Thacyano de Souza et al. A ginástica para todos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Conexões, v. 16, n. 4, p. 450-467, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8653973. Acesso em: 28 dez 2022

SOARES, Carmen Lúcia; MADUREIRA, José Rafael. Educação física, linguagem e arte: possibilidades de um diálogo poético do corpo. Movimento, v. 11, n. 2, p. 75-88, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2869. Acesso em: 28 dez 2022

SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado. Ginástica Geral: Uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114431. Acesso em: 16 Dez 2022

TOLEDO, Eliana; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da Ginástica Para Todos. In: NUNOMURA, Myrian (Org.) Fundamentos das ginásticas. 2. ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2016. p. 21-48.

UFVJM, 2014. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. Diamantina.MG. Fev. 2014. Disponível em: https://educacaofisicaufvjm.files.wordpress.com/2010/04/ppc_licenciatura-educacao-fisica_300714-com-pr-1.pdf. Acesso em: 05 Jan 2023

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Lopes, P. ., Nogueira Pontes Nobre, J. ., Souza Batista, M. ., de Souza dos Santos , T. T. ., Gonçalves Rolo, J. ., & Guimarães Rodrigues, A. . (2023). Representações culturais sobre as ginásticas: o olhar de professores(as) da educação básica. Motrivivência, 35(66), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93723

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)