O personal trainer e suas imagens: análise sobre o instagram baseada em alguns aspectos da teoria bourdiesiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95047

Palavras-chave:

Instagram, Habitus, Etnografia, Personal trainer

Resumo

O artigo aqui apresentado se propõe a fazer uma reflexão acerca de alguns conceitos de Pierre Bourdieu e como eles emergem na rede social Instagram, através das publicações e interações entre os atores ali presentes, as disputas por posições e os capitais envolvidos nessas disputas. Para tal, buscamos esta compreensão através de um trabalho etnográfico realizado com um grupo de personal trainers atuantes na cidade de Porto Alegre, com perfis ativos na rede social e um fluxo de publicações que evidenciem seus trabalhos. Foram estabelecidas interações de forma pessoal e virtual com seis atores, os quais retornaram o contato inicial e possibilitaram a entrada no campo. Como debate final, propomos através da teoria bourdieusiana, entender como o mundo virtual, baseado nas imagens publicadas nas redes digitais, gera influência e padrões de comportamento (em perfis profissionais) e consumo (personagens profissionais como produtos).

Biografia do Autor

Leonardo Silva de Lima, UFRGS

Mestre

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre/RS, Brasil

Denise Fick Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre/RS, Brasil

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre/RS, Brasil

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre/RS, Brasil

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Lima, L. S. de ., Alves, D. F. ., Myskiw, M., & Silveira, R. da. (2023). O personal trainer e suas imagens: análise sobre o instagram baseada em alguns aspectos da teoria bourdiesiana. Motrivivência, 35(66), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95047

Edição

Seção

Artigos Originais