Bem-estar no esporte: reflexões a partir das abordagens patogênicas e salutogênicas de saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e108109Palavras-chave:
Transtornos mentais, Sintomas psíquicos, Promoção da saúde, Saúde mental, Psicologia do esporteResumo
A compreensão da saúde mental no esporte é frequentemente limitada por uma ótica patogênica, que a resume à ausência de transtornos. O objetivo deste ensaio teórico é, portanto, ampliar essa compreensão ao contrapor a visão patogênica à abordagem salutogênica, operacionalizada pelo Modelo de Saúde Mental Completa de Corey Keyes. A discussão se apresenta em três diferentes seções. A primeira sessão, denominada “Abordagem Patogênica: O Paradigma da Doença e suas Limitações”, demonstra como a abordagem patogênica presente na literatura esportiva se baseia em um continuum único de transtorno. Em contraste, a segunda sessão, intitulada “Abordagem Salutogênica: O modelo de Saúde Mental Completa”, evidencia como a abordagem salutogênica estabelece um duplo continuum, no qual o bem-estar mental e o transtorno são dois eixos independentes. Deste modo, a terceira seção, chamada “A Investigação sobre a Saúde Mental no Esporte: Considerações para o Futuro” apresenta como essa estrutura permite uma investigação sobre a saúde mental mais precisa e humana, reconhecendo que um atleta pode florescer mesmo com um diagnóstico, ou definhar na ausência dele. Conclui-se que agentes esportivos devem adotar este paradigma para criar ecossistemas que não apenas previnam doenças, mas que intencionalmente cultivem o florescimento de seus atletas.
Referências
ABREU, S.; MURTA, S. G. A pesquisa em prevenção em saúde mental no Brasil: a perspectiva de especialistas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e34413, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3772e34413. Acesso em: 24 jul. 2025.
ALMEIDA, M. N. S. et al. Os usos da teoria da salutogênese na educação física: uma revisão de escopo. Movimento, Porto Alegre, v. 30, e30033, 2024.
ANTONOVSKY, A. Health, stress, and coping. San Francisco: Jossey-Bass, 1979.
BÄR, K. J.; MARKSER, V. Z. Sport specificity of mental disorders: the issue of sport psychiatry. European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, v. 263, suppl. 2, p. S205-S210, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00406-013-0458-4. Acesso em: 24 jul. 2025.
BECK, A. T. et al. An inventory for measuring depression. Archives of General Psychiatry, v. 4, n. 6, p. 561-571, 1961. Disponível em: https://doi.org/10.1001/archpsyc.1961.01710120031004. Acesso em: 24 jul. 2025.
BORRELL-CARRIÓ, F.; SUCHMAN, A. L.; EPSTEIN, R. M. The biopsychosocial model 25 years later: principles, practice, and scientific inquiry. The Annals of Family Medicine, v. 2, n. 6, p. 576–582, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1370/afm.245. Acesso em: 24 jul. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. 166 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101852. Acesso em: 24 jul. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) 2021. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022. 130 p. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigitel/vigitel-brasil-2021-estimativas-sobre-frequencia-e-distribuicao-sociodemografica-de-fatores-de-risco-e-protecao-para-doencas-cronicas/view. Acesso em: 24 jul. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013: Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9160-pesquisa-nacional-de-saude.html?=&t=o-que-e
BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019: Informações sobre domicílios, acesso e utilização dos serviços de saúde. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9160-pesquisa-nacional-de-saude.html?=&t=o-que-e
BRONFENBRENNER, U. Making human beings human: bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks: Sage, 2005.
COLAGRAI, A. C. et al. The paradox of mental health versus mental disease in elite athletes: a scoping review. Motriz: Revista de Educação Física, v. 28, e10220001722, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-6574202200001722. Acesso em: 24 jul. 2025.
CUMMINS, R. A. et al. Developing a national index of subjective wellbeing: The Australian Unity Wellbeing Index. Social Indicators Research, v. 64, p. 159-190, 2003.
DIENER, E. New findings and future directions for subjective well-being research. American Psychologist, v. 67, n. 8, p. 590–597, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0029541. Acesso em: 24 jul. 2025.
DORÉ, I.; CARON, J. Mental health: concepts, measures, determinants. Sante Mentale Au Quebec, v. 42, n. 1, p. 125–145, 2017.
DORSCH, T. E. et al. Toward an integrated understanding of the youth sport system. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 92, n. 4, p. 523-537, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02701367.2020.1810847. Acesso em: 24 jul. 2025.
DURAND-BUSH, N.; VAN SLINGERLAND, K. Mental health strategy for high performance sport in Canada. [S.l.]: The Mental Health Partner Group, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12H76N3gLkuiMuePYJymIvKnI8uweX0KD/view?usp=sharing. Acesso em: 24 jul. 2025.
EIME, R. M. et al. A systematic review of the psychological and social benefits of participation in sport for children and adolescents: informing development of a conceptual model of health through sport. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 10, n. 1, p. 98, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1479-5868-10-98. Acesso em: 24 jul. 2025.
EVANS, M. B. et al. Are all sport activities equal? A systematic review of how youth psychosocial experiences vary across differing sport activities. British Journal of Sports Medicine, v. 51, n. 3, p. 173-179, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bjsports-2016-096725. Acesso em: 24 jul. 2025.
FERREIRA, V. R. et al. Inatividade física no lazer e na escola está associada à presença de transtornos mentais comuns na adolescência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 54, 49, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001888. Acesso em: 24 jul. 2025.
FORDYCE, M. W. A review of research on The Happiness Measures: A sixty second index of happiness and mental health. Social Indicators Research, v. 20, p. 63-89, 1988.
FOUCAULT, M. História da loucura na idade clássica. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
FOSTER, B. J.; CHOW, G. M. Development of the Sport Mental Health Continuum—Short Form (Sport MHC-SF). Journal of Clinical Sport Psychology, v. 13, n. 4, p. 593–608, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1123/jcsp.2017-0057. Acesso em: 24 jul. 2025.
FRASER-THOMAS, J.; CÔTÉ, J. Understanding adolescents’ positive and negative developmental experiences in sport. The Sport Psychologist, v. 23, n. 1, p. 3–23, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1123/tsp.23.1.3. Acesso em: 24 jul. 2025.
GALDERISI, S. et al. Toward a new definition of mental health. World Psychiatry, v. 14, n. 2, p. 231–233, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1002/wps.20231. Acesso em: 24 jul. 2025.
JAHODA, M. Current concepts of positive mental health. New York: Basic Books, 1958.
KEYES, C. L. M. Mental illness and/or mental health? Investigating axioms of the complete state model of health. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 73, n. 3, p. 539–548, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-006X.73.3.539. Acesso em: 24 jul. 2025.
KEYES, C. L. M. Mental health as a complete state: how the salutogenic perspective completes the picture. In: BAUER, G. F.; JENNY, G. J. (org.). Bridging occupational, organizational and public health: a transdisciplinary approach. Dordrecht: Springer, 2014. p. 179–192.
KEYES, C. L. M.; DHINGRA, S. S.; SIMOES, E. J. Change in level of positive mental health as a predictor of future risk of mental illness. American Journal of Public Health, v. 100, n. 12, p. 2366–2371, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.2105/AJPH.2010.192245. Acesso em: 24 jul. 2025.
KEYES, C. L. M.; MICHALEC, B. Viewing mental health from the complete state paradigm. In: AVEY, H. S. (ed.). A handbook for the study of mental health: social contexts, theories, and systems. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 125–134.
KONS, R. L. et al. Determinants of Selection and Non-Selection Young Taekwondo Athletes: Integrating Multidisciplinary Assessments. Research Quarterly for Exercise and Sport, p. 1-8, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02701367.2025.2534597. Acesso em: 24 jul. 2025.
LATZEL, R.; GLAUNER, P. Artificial Intelligence in Sport Scientific Creation and Writing Process. In: DINDORF, C. et al. Artificial Intelligence in Sports, Movement, and Health. Cham: Springer Nature Switzerland, 2024. p. 139-160.
LOVISOLO, H. A paisagem das tribos na Educação Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 3, n. 12, 1998.
LUNDQVIST, C.; ANDERSSON, G. Let’s talk about mental health and mental disorders in elite sports: a narrative review of theoretical perspectives. Frontiers in Psychology, v. 12, 700829, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.700829. Acesso em: 24 jul. 2025.
LUZ, S. A compreensão do bem-estar subjetivo (BES) na sua relação com o esporte. In: MEDEIROS, C. et al. (org.). Esporte, saúde mental e sociedade. Curitiba: Pasavento, 2020.
MACHADO, M. A. D. R. Política pública no esporte: rumo à sustentabilidade social e ao bem-estar coletivo. Revista Contemporânea, v. 4, n. 5, p. e4387, 2024.
OLIVEIRA, V. J. M.; COSTA, R. M. Atividade física e salutogênese: um diálogo necessário. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 8, 2025.
OLIVEIRA, V. J. M.; MEZZAROBA, C. Salutogenia na educação física escolar: um ensaio para debater a saúde ampliada. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 12, n. 2, 2021.
PALUDO, S. S.; KOLLER, S. H. Psicologia positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 9–20, abr. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100002. Acesso em: 24 jul. 2025.
REUSE, J. A.; MENEZES, R. R. DE; SIQUEIRA, T. D. A. A visão da psicologia positiva sobre o bem estar subjetivo no desempenho de atividades físicas no esporte competitivo. BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 8, n. 3, p. 48-58, 2017.
RYFF, C. D.; SINGER, B. H. Know thyself and become what you are: a eudaimonic approach to psychological well-being. Journal of Happiness Studies, v. 9, n. 1, p. 13–39, 2008.
SANCHES, S. M.; DÍAS, J. D. Um olhar positivo sobre a psicologia do esporte: contribuições da psicologia positiva. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 2, n. 2, 2008.
SAMPASA-KANYINGA, H. et al. Associations between the Canadian 24 h movement guidelines and different types of bullying involvement among adolescents. Child Abuse & Neglect, v. 108, 104638, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2020.104638. Acesso em: 24 jul. 2025.
SAUNDERS, B. et al. Saturation in qualitative research: exploring its conceptualization and operationalization. Quality & quantity, v. 52, n. 4, p. 1893-1907, 2018.
SELIGMAN, M. E. P.; CSIKSZENTMIHALYI, M. Positive psychology: an introduction. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 5–14, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.5. Acesso em: 24 jul. 2025.
SELIGSON, J. L.; HUEBNER, E. S.; VALOIS, R. F. Preliminary validation of the brief multidimensional students’ life satisfaction scale (BMSLSS). Social Indicators Research, v. 61, n. 1, p. 121-145, 2003.
SMITH, R. E. et al. Measurement of multidimensional sport performance anxiety in children and adults: the Sport Anxiety Scale-2. Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 28, n. 4, p. 479–501, 2006.
STRELHOW, M. R. W. et al. Estudos psicométricos da Escala Eudemon de Bem-Estar Pessoal em adolescentes. Psico-USF, v. 20, n. 1, p. 63-74, 2015.
SWANN, C. et al. Youth sport as a context for supporting mental health: adolescent male perspectives. Psychology of Sport and Exercise, v. 35, p. 55–64, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2017.11.008. Acesso em: 24 jul. 2025.
TOZETTO, W. R. et al. Sport mental health continuum in young Brazilian athletes: adaptation and psychometric properties. Scientific Reports, v. 14, 23194, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41598-024-71752-1. Acesso em: 24 jul. 2025.
TOZETTO, W. R. et al. Mental well-being in young Taekwondo athletes: psychological-related parameters, associated factors and cluster analysis. International Journal of Sport and Exercise Psychology, p. 1-15, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1612197X.2025.2547362. Acesso em: 24 jul. 2025.
TUDOR, K. Mental Health Promotion: Paradigms and Practice. 1. ed. London: Routledge, 1996.
UPHILL, M.; SLY, D.; SWAIN, J. From mental health to mental wealth in athletes: looking back and moving forward. Frontiers in Psychology, v. 7, 935, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00935. Acesso em: 24 jul. 2025.
VELLA, S. A. et al. A systematic review and meta-synthesis of mental health position statements in sport: scope, quality and future directions. Psychology of Sport and Exercise, v. 55, 101946, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2021.101946. Acesso em: 24 jul. 2025.
VELLA, S. A. et al. Bidirectional associations between sport involvement and mental health in adolescence. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 49, n. 4, p. 687–694, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000001142. Acesso em: 24 jul. 2025.
WALTON, C. C. et al. Mental health in youth athletes: a clinical review. Advances in Psychiatry and Behavioral Health, v. 1, n. 1, p. 119–133, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ypsc.2021.05.011. Acesso em: 24 jul. 2025.
WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Promoting mental health: concepts, emerging evidence, practice: a report of the World Health Organization. Geneva: WHO, 2004. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9241562943. Acesso em: 24 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).
