Intervenção pedagógica em Educação Física escolar: um recorte da escola pública

Autores

  • Ivan Carlos Bagnara Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Faculdade IDEAU e Universidade do Contestado - UnC.
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p316

Resumo

A educação escolar, bem como a Educação Física (EF) e a sociedade como um todo, atualmente vivem um processo de crise. Sendo assim, neste estudo, buscamos analisar de que forma está sendo desenvolvida a intervenção pedagógica do professor de EF na escola pública. Para isso desenvolvemos um estudo de caráter qualitativo e para produção dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada com dez professores de EF. Os dados apontam que no contexto estudado, a EF escolar ainda tem sido desenvolvida enquanto uma atividade e não como um componente curricular; os conteúdos esportivos constituem-se como basicamente o único conteúdo trabalhado; e, o planejamento de ensino é inexistente. Dessa forma, concluímos que a EF escolar, no contexto analisado, encontra-se em abandono docente.

Biografia do Autor

Ivan Carlos Bagnara, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Faculdade IDEAU e Universidade do Contestado - UnC.

Doutorando em Educação nas Ciências UNIJUI.

Docente nos cursos de Educação Física na Faculdade IDEAU e Universidade do Contestado. 

Erechim, RS, Brasil.

ivanbagnara@hotmail.com

Rua Santa Catarina, 86 - apto 202 - Centro - Erechim, RS.

CEP: 99700-290

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Doutor em Educação pela UNICAMP.

Professor adjunto do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado).

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Bagnara, I. C., & Fensterseifer, P. E. (2016). Intervenção pedagógica em Educação Física escolar: um recorte da escola pública. Motrivivência, 28(48), 316–330. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p316

Edição

Seção

Artigos Originais