Atuação docente em Educação Física escolar: entre investimento e desinvestimento pedagógico

Sinara Pereira de Souza, Paulo Rogerio Barbosa do Nascimento, Paulo Evaldo Fensterseifer

Resumo


O estudo investigou os componentes constituintes da cultura escolar de duas realidades escolares distintas, vivenciadas por uma professora colaboradora, considerando os perfis de atuação docente. De natureza qualitativa, esta pesquisa constitui-se num estudo de caso de caráter descritivo. Para a produção dos dados a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas e diário de campo, cujas respostas foram categorizadas e analisadas de acordo com os fatores que influenciaram positiva e ou negativamente a atuação docente, comparando as realidades opostas vividas pela professora colaboradora. O estudo identificou que certos aspectos da cultura escolar tensionam a manutenção de um perfil de investimento pedagógico. Evidenciou, também, que além de aspectos pessoais e profissionais, e de um lugar assegurado e reconhecido pela disciplina de Educação Física na escola pelo conjunto dos membros da comunidade escolar, é fundamental a existência de um currículo fundamentado e o apoio pedagógico consistente e contínuo para garantir a manutenção do perfil de investimento pedagógico.

 


Palavras-chave


Cultura escolar; Educação física escolar; Docência em educação física

Texto completo:

PDF/A

Referências


CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica “inovadora”. Movimento. Porto Alegre, out./dez. 2012, v. 18, n 4, pp. 55-75.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2007.

DESSBESELL, Giliane; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. O envolvimento de docentes com diferentes perfis de atuação no processo de (re) formulação coletiva do plano de estudo da disciplina de Educação Física em uma escola de educação básica. SIC-XIX Seminário de Iniciação Científica. Relatório apresentado ao Comitê Científico da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Anais... Ijuí, RS: Unijuí, 2011.

FARIA, Bruno de Almeida; BRACHT, Valter; MACHADO, Thiago da Silva; MORAES, Cláudia Emília Aguiar; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Inovação pedagógica na Educação Física: O que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la EF y el Deporte, 2010, v. 1, n. 12, pp. 11-28.

______; MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz. Rio Claro, SP, jan./mar. 2012, v. 18, n. 1, pp. 120-129.

FENSTERSEIFER, P.E.; SILVA, M.A. Ensaiando o “novo” em Educação Física escolar: a perspectiva de seus atores. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Florianópolis, jan./mar. 2011, v. 33, n. 1, pp. 119-134.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

GONZÁLEZ, F.J. A problemática da inovação e do abandono do trabalho docente em Educação Física: contextualização e aportes teórico-metodológicos. Seminário sobre Inovação e desinvestimento/abandono do trabalho pedagógico na Educação Física escolar. Anais... Vitória: UFES, 27 ago. 2008 (Mimeo).

______; FENSTERSEIFER, P.E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE. Florianópolis, 2009, v. 1.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 1994.

LIMA JÚNIOR, Yuri Moreira de. Investimento/desinvestimento pedagógico: compreendendo características da docência em Educação Física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRG, 2012.

MACHADO, Thiago da Silva et al. As práticas de desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar. Movimento, abr./jun. 2010, v. 16, n. 2, pp. 129-147.

PICH, S.; SCHAEFFER, P.A.; CARVALHO, L.C. O caráter funcional do abandono do trabalho docente na Educação Física na dinâmica da cultura escolar. Revista Educação. Santa Maria, RS, set./dez. 2013, v. 38, n. 3, pp. 631-640.

REIIPEFE. Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar. Disponível em: http://reiipefe.hol.es/. Acesso em: 02/12/2016.

SANTOS, Núbia Zorzanelli dos; BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Vida de professores de Educação Física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento. Porto Alegre, abr./jun. 2009, v. 15, n. 2, pp. 141-165.

SILVA, Mauro Sérgio da; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na Educação Física escolar. Revista Kinesis. Santa Maria, jan./jun. 2012, v. 30, n. 1, pp. 80-94.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p143



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA