Competição esportiva na infância: análise dos regulamentos de ginástica rítmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72097

Resumo

Pautando-se nos princípios do Modelo de Participação Competitiva e Engenharia Competitiva, que consideram as competições como parte do processo da aprendizagem esportiva que visa o desenvolvimento positivo de jovens, analisamos o cenário competitivo para os primeiros anos da ginástica rítmica. Para tanto, realizou-se uma análise documental dos regulamentos de competições brasileiras de ginástica rítmica da categoria mirim. Por meio da Análise de Conteúdo, identificou-se, essencialmente: a. rotina de apresentação sem o uso de equipamento de pequeno porte; b. permissão para uso de uniforme de equipe e/ou fantasia na performance; c. diminuição do espaço a ser explorado pela ginasta; c. consideráveis ajustes nos quesitos dificuldade e execução de elementos; d. varáveis modelos de premiação; e. ampliação no número de eventos e, consequentemente, na experiência competitiva das atletas mirins. Os resultados indicam coerência entre os eventos e teóricos da área e fomentam a modalidade por meio do incentivo à participação.

Biografia do Autor

Lorena Nabanete dos Reis-Furtado, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Professora do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará 

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo

Doutora pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo 

Professora da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Reis-Furtado, L. N. dos, & Carbinatto, M. V. (2020). Competição esportiva na infância: análise dos regulamentos de ginástica rítmica. Motrivivência, 32(63), 01–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72097

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Artigos Originais

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