"É preciso ver?": práticas de ensino inclusivas na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75809

Resumo

O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência proveniente da imersão docente de Residentes do Programa Residência Pedagógica (RP) -UFMG. Tem como objetivo apresentar a organização de um projeto de ensino, nomeado “É preciso ver?”, e suas estratégias de inclusão para uma turma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Inicialmente se apresenta o contexto em que se deu a elaboração do projeto. Depois, o percurso metodológico e de planejamento do projeto de ensino. Por fim, se reflete e relata três ações inclusivas, a saber: a) estratégia diagnóstica; b) estratégia de ensino; e c) estratégia avaliativa. Essas, lançam luzes às possibilidades de práticas inclusivas na Educação Física escolar construída por meio de uma demanda de ensino proposta aos Residentes no fim do programa.


 

Biografia do Autor

Leandro Soares Assunção Rafael, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)

Graduando de Educação Física - Licenciatura (EEFFTO- UFMG).

Gyna de Ávila Fernandes, Prefeitura de Belo Horizonte

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social (UFMG). Professora de Educação Física da Rede Municipal de Belo Horizonte - MG.

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Publicado

2021-04-12

Como Citar

Rafael, L. S. A., & Fernandes, G. de Ávila. (2021). "É preciso ver?": práticas de ensino inclusivas na Educação Física escolar. Motrivivência, 33(64), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75809

Edição

Seção

Porta Aberta