Estágio de docência na formação inicial em Educação Física na educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86159

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Educação física escolar, Educação infantil, Ensino remoto emergencial, Pandemia COVID-19

Resumo

A partir de escritas realizadas no Diário de Campo, documento onde registramos detalhes da prática pedagógica, e guiadas pelo questionamento: “que oportunidades de conhecimento as aulas de Educação Física têm oferecido aos estudantes na Educação Básica?”; este artigo objetiva compartilhar a experiência do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil, componente curricular obrigatório na formação do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta experiência ocorreu entre janeiro e maio de 2021, no modelo de Ensino Remoto Emergencial, em meio a pandemia da COVID-19, desenvolvida para duas turmas de Maternal 1, de uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre/RS. Apesar dos desafios enfrentados, percebemos que aprendemos mais do que ensinamos, e que a pergunta em evidência está em processo de compreensão, a partir do que se faz ao longo da Formação Inicial e da prática pedagógica em escolas reais.

Biografia do Autor

Ana Paula Dahlke, UFRGS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES) e cursa Licenciatura em Educação Física na mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Saúde.

Karoline Hacler Ricardo, UFRGS

Licenciada em Educação Física

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ESEFID, Porto Alegre, Brasil

Lisandra Oliveira e Silva, UFRGS

Doutora em Ciências do Movimento Humano

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ESEFID, Porto Alegre, Brasil

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

Dahlke, A. P., Ricardo, K. H., & Silva, L. O. e. (2022). Estágio de docência na formação inicial em Educação Física na educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86159

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