A Educação Física no Ensino Médio ou para entender a Era do Gelo

Autores

  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Lisandra Oliveira e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Rodrigo Alberto Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7825-0358

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p87

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Currículo

Resumo

Neste ensaio buscamos discutir a conjuntura que leva às recentes reestruturações no Ensino Médio brasileiro, assim como as tensões que historicamente estiveram em jogo nas disputas pelas finalidades desta etapa da escolarização e suas implicações para a Educação Física. Concluímos encaminhando argumentos para pensarmos a Educação Física que temos e a que queremos.

Biografia do Autor

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad de Barcelona). Professor Titular na Graduação e Pós-Graduação da ESEFID/UFRGS.

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação (UNISINOS). Professora Adjunta na Graduação da ESEFID/UFRGS.

Lisandra Oliveira e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professora Adjunta na Graduação da ESEFID/UFRGS.

Rodrigo Alberto Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Educação (UNISINOS) e Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor da Rede Marista de Ensino - Colégio Pio XII (Novo Hamburgo/RS) e da Rede Municipal de Ivoti/RS.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor Adjunto na Graduação e Pós-Graduação da ESEFID/UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-09-28