As relações dos sujeitos com os saberes como elemento constituinte da construção curricular e da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72879

Palavras-chave:

Educação física escolar, Saberes, Construção curricular

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa realizada através de um estudo de caso etnográfico, tendo a produção das informações por meio de entrevistas, observação participante registrada em diário de campo, grupos de discussão e análise de documentos.  Nesse texto nos propomos a analisar como as relações dos sujeitos com os diferentes saberes ressoam na construção curricular de uma escola e da Educação Física. A análise permitiu compreender que a construção curricular da escola, além de outros elementos, sofre ressonâncias e é constituída pelas relações construídas entre os sujeitos e os diferentes saberes, através de suas experiências em meio ao cenário sociocultural.

Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, UFRGS

Mestra em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal Viamão/RS

Amanda Dória de Assis, UFRGS

Mestra em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano-UFRGS

Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

André Osvaldo Furtado da Silva, UFRGS

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano-UFRGS

Professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Jéssica Serafim Frasson, UFRGS

Mestra em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano-UFRGS

Elisandro Schultz Wittizorecki, UFRGS

Dr em Ciências do Movimento Humano –UFRGS

Professor Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS

Referências

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

CHARLOT, Bernard. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva. Florianópolis,v.20, n. Especial, p. 17-34, jul./dez.2002.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. In.: LARROSA, Jorge. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrative y educación. Barcelona: Laertes S.A. de Educaciones,1995.

FICHTNER, Bernhard. O conhecimento e o papel do professor. In.: LIBÂNEO, José. Carlos.; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

FIGUEIREDO, Zenólia Cristina. Experiências Sociocorporais e Formação Docente em Educação Física. Revista Movimento, v. 14, n. 1. P. 85-110. Jan/Abr 2008.

FLORES, José Inácio Rivas et al. Construyendo Camino. In.: RIVAS, José. Ignácio. Historias de vida en educación: Sujeto, diálogo, experiência. Barcelona: Dipòsit Digital UB, 2012.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ILHA, Franciele Ross. A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes. Tese de doutorado, Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. 2015.

LOPES, Andressa Ceni; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. S; OLIVEIRA, Mateus Ceni. A “Releitura” da Narrativa de um Professor de Educação Física de uma Escola da RMEPOA - RS. Anais do V Congresso Estadual de Educação Física na Escola: a Educação Física na área das linguagens, Lajeado: Ed. da Univates, 2016.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99p.

MEDINA, João Paulo Subira. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”: bases para a renovação e transformação da educação física. 9' ed. - Campinas, SP: Papirus, 1990.

MEDINA, João Paulo Subira. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”: novas contradições e desafios do século XXI. HUNGARO, Edson Marcelo; ANJOS, Rogério; BRACHT, Valter. colaborador(es). 25. ed. Campinas (SP): Papirus; 2010.

MOLINA, Rosane Kresburg. O enfoque teórico metodológico qualitativo e o estudo de caso: uma reflexão introdutória. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo da Silva. (orgs.). A Pesquisa Qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2010.

MONTEIRO, Marcos Vinicius Pereira A construção identitária nas aulas de educação física. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 22 n. 69 abr.-jun. 2017.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa.; CANDAU, Vera Maria. F. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n.23, Mai/Jun/Jul/Ago,p. 156 – 168. 2003.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa.; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

NEGRINE, Airton. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, Vicente.; TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo da Silva. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, p.61-99, 2010.

NERY, Vanderlei Elias. Currículo como processo vivenciado na escola. Revista Espaço Acadêmico, 2009. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/096/96nery.htm Acesso em: 29 nov. 2016.

NUNES, Mario Luiz Ferrari.; RÚBIO, Kátia. O(S) Currículo(S) da Educação Física e a Constituição da Identidade de Seus Sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p.55-77, 2008.

SANTOS, Marzo Vargas. O estudante negro na cultura estudantil e na educação física escolar. Dissertação (mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007, 240p.

SOUZA, Marilene Proença Rebello; VIÉGAS, Lygia de Souza. As relações entre professores e alunos na sala de aula: algo mudou, muito permaneceu. In: LIBÂNEO, José. Carlos.; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012, 551p.

TAVARES, Natacha da Silva; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz.; MOLINA NETO, Vicente. Educação Física Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental, Suas Formas E Seus Lugares No Currículo Escolar: um estudo de revisão. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 275-290, 2018.

TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo da Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987, 175p.

ZABOLI, Fábio; SILVA, Renato Izidoro; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Cisão Corpo/Mente na Escola: Uma Analise a Partir da Epistemologia Social. Educação Temática Digital, Campinas SP, v.8, n.1, p.10-32, dez. 2006.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos Originais