Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola: uma análise configuracional nos entornos da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91290

Palavras-chave:

Emoções, Violência, Configuração, Educação física, Retorno à escola

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as emoções e violências manifestadas na configuração social de retorno à presencialidade na escola. Para isso, realizou-se uma incursão etnográfica que incluiu observação participante, diários de campo e entrevistas com professores. A configuração foi construída com base em três elementos. O primeiro entende a escola como normatizadora dos modos legítimos de agir e trata da reconstrução de um habitus escolar que inclui os reaprendizados dos autocontroles. O segundo analisa as emoções e a saúde mental, tendo em vista a quantidade de choros, crises, depressões e ansiedades observadas. O terceiro versa sobre o ‘mau comportamento’ e a violência dos estudantes, e relaciona-os à necessidade de um reaprendizado das etiquetas e à ascensão de um código de conduta autoritário, violento e misógino no País. Os aprendizados atitudinais e sociais de um código de conduta humanista e democrático parecem ser um caminho para tensionar essa direção descivilizadora.

Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Expressão e Movimento, Porto Alegre, Brasil

Doutor em Ciências do Movimento Humano

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Expressão e Movimento, Porto Alegre, Brasil

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com Mestrado em Ciências do Movimento Humano e Doutorado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. É professor da ESEFID/UFRGS, atuando na Graduação no curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. 

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Publicado

2023-02-12

Como Citar

Vasques, D. G., & Wittizorecki, E. S. (2023). Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola: uma análise configuracional nos entornos da Educação Física. Motrivivência, 35(66), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91290

Edição

Seção

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