A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79622

Resumo

O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social; pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Jessica Serafim Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eduardo Batista von Borowski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Garopaba

Doutor em Ciências do Movimento Humano, Mestre em Educação pela Universidade do extremo Sul Catarinense e Professor de Educação Física do Instituo Federal de Educação ciências e Tecnologia – Campus Garopaba

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de formação inicial em Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Frasson, J. S. ., Borowski, E. B. von ., & Wittizorecki, E. S. (2021). A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. Motrivivência, 33(64), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79622

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