Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81049

Resumo

A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.

Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, UFRGS

Licenciada em Educação Física-UFRGS

Mestra em Ciências do Movimento Humano- UFRGS

Doutoranda em Ciências do Movimetno Humano -UFRGS

Professora de Educação Física na Rede Básica- Viamão/RS

Elisandro Schultz Wittizorecki, UFRGS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação no âmbito do curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. 

Alex Branco Fraga, UFRGS

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS.

Denise Grosso da Fonseca, UFRGS

 É Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com Pós-doutorado no PPGCMH da UFRGS.

Roseli Belmonte Machado, UFRGS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas (2010). Pós-graduação em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança - ESEFID/UFRGS (2007). Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas (2006)

Franciele Roos da Silva Ilha, UFPEL

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com Estágio Sanduíche na University of Wisconsin (Madison/WI/USA) sob orientação de Thomas Popkewitz. Mestre em Educação (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar e em Gestão Educacional (UFSM); Graduada em Educação Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo em Educação, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago, 2010.

AMARAL, G. A. Planejamento de currículo na Educação Física: possibilidades de um projeto coletivo para as escolas públicas de Uberlândia/Minas Gerais. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 133-155, janeiro/abril de 2004.

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre : Artmed, 2006.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DAVIS, R. O dom da dislexia. São Paulo: Rocco, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HARGREAVES, A. Profesorado, Cultura y Postmodernidad. Madrid, Morata, 1995.

IVO, A. A.; HYPÓLITO, A. M. Políticas educacionais e políticas seus efeitos sobre o trabalho docente e o currículo na rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. In: LOPES, A et al. Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança. CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014.

LINDEMAYER, C. K. Movimentos pela cidade de Viamão/RS. Trabalho de Conclusão de Curso, Especialização em Educação em Saúde Mental, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, E. Currículo: Política, Cultura e Poder. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.98-113, Jul/Dez 2006.

MEDEIROS, C. R. “Que Autonomia é essa?”: Uma Etnografia com os Professores de Educação Física em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre — RS. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

MOLINA NETO, V.; MOLINA, R. M. K. A prática pedagógica do professorado de Educação Física no cotidiano escolar. In MOLINA NETO, V. et al (orgs). Quem aprende? Pesquisa e formação em Educação Física Escolar. Ijuí, UNIJUÍ, 2009.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª Ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

MUÑOZ PALAFOX, G. H. Planejamento coletivo do trabalho pedagógico da Educação Física - PCTP/EF como sistemática de formação continuada de professores: a experiência de Uberlândia. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 113-131, janeiro/abril de 2004.

NEGRINE, A. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, p.61-99, 2010.

NERY, V. E. Currículo como processo vivenciado na escola. Revista Espaço Acadêmico, 2009. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/096/96nery.htm . Acesso em: 29 nov. 2016.

NUNES, M. L. F.; RÚBIO, K. O(S) Currículo(S) da Educação Física e a Constituição da Identidade de Seus Sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, pp.55-77, 2008.

REHBEIN, M. O.; FUJIMOTO, N.S.V.M. Análise Ambiental Urbana: Vila Augusta/ Viamão/ RS. BGG n.º 33: Porto Alegre, p. 215 — 232, 2007.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAMPAIO, M. M. F.; MARIN. A J. Precarização do Trabalho Docente e Seus Efeitos Sobre as Práticas Curriculares. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1203-1225, Set./Dez. 2004.

SCHMIDT, M. A. M.S; GARCIA, T. M. F. B. Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica. Educar: Curitiba, n. 17, p. 139-149. 2001.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. Os professores e sua formação. Dom Quixote, Lisboa, 1992.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.

VEIGA-NETO, A. A Ordem das Disciplinas. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1996.

VEIGA-NETO, A. Currículo, cultura e sociedade. Educação Unisinos, v.8, n.15 Jul/Dez 2004.

WOODS, P. La escuela por dentro: la etnografía en la investigación educativa. Barcelona: Paidós,: Ministerio de Educación y Ciencia, 1987.reimp. 1995.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Tavares, N. da S., Wittizorecki, E. S. ., Fraga, A. B. ., Fonseca, D. G. da, Machado, R. B. ., & Ilha, F. R. da S. (2021). Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular . Motrivivência, 33(64), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81049

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>