A cultura de paz na percepção dos professores de Educação Física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul

Autores

  • José Paulo Reichenbach Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Denise Grosso da Fonseca Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p331

Resumo

Em resposta à violência, tanto autoridades quanto a própria população parecem crer na repressão como única possibilidade. Assim, o presente trabalho objetiva compreender como o professor de Educação Física percebe a promoção da cultura de paz, no ambiente escolar. Partimos de um referencial teórico que analisa o fenômeno violência, a violência escolar e suas nuances. E depois, adentrarmos ao tema da Promoção da Cultura de Paz, a partir de uma linha de pensamento que acredita que, se a cultura da violência se constrói cultural e socialmente, a cultura de paz também pode vir a ser construída, a partir de ações intencionalmente planejadas. Valemo-nos da pesquisa qualitativa, que usa como instrumentos de coleta de dados a entrevista, as observações de campo e a análise do projeto político pedagógico. Constatamos que os professores são conhecedores da Cultura de paz, mas que ações objetivas e intencionais nessa direção, ainda, não são desenvolvidas.

Biografia do Autor

José Paulo Reichenbach, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Pós-graduando em Organização do Trabalho Pedagógico:orientação, supervisão e gestão escolar.

Uninter

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

 

Autor José Paulo Reichenbach

zepaulop@outlook.com

R. Demétrio Ribeiro 715/202

Centro Histórico - Porto Alegre - RS - BR

90010310

Fone: 051 97926873

 

 

 

Denise Grosso da Fonseca, Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Denise Grosso da Fonseca

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

 

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

REICHENBACH, José Paulo; FONSECA, Denise Grosso da. A cultura de paz na percepção dos professores de Educação Física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 331–346, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n48p331. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p331. Acesso em: 1 abr. 2025.

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