O bom professor de Educação Física na visão de acadêmicos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58476

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Física sobre os elementos que compõem a prática pedagógica do bom professor na sala de aula. A metodologia possui um delineamento descritivo e caracteriza-se pelo uso da abordagem qualitativa, apresentando como sujeitos de pesquisa uma turma de dezoito acadêmicos de licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Utilizamos a análise de conteúdo e optamos por dividir os resultados em duas categorias. A primeira, denominada “Conhecimento profissional e contextos de atuação”, foi construída com a intenção de explorar os conhecimentos docentes relacionados à profissão e sua atuação profissional. Já a segunda está relacionada às “Características do bom professor e as habilidades necessárias para a docência”, buscando descrever as características deste bom professor e trazendo os elementos relacionados às práticas docentes dentro do contexto da sala de aula.

Biografia do Autor

Leontine Lima Dos Santos, Doutoranda ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

Doutoranda ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

José Antônio Bicca Ribeiro, Doutorando ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

Doutorando ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Mestre ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

Mestre ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

Otávio Ávila Pereira, Mestrando - ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

Mestrando - ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

Franciele Roos da Silva Ilha, Docente/Universidade Federal de Pelotas

Doutora e PHD em Educação pela UFPel

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física da ESEF/UFPel

Mariângela da Rosa Afonso, Docente - ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

Docente - ESEF/UFPel – Pelotas/ RS/ Brasil

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Dos Santos, L. L., Ribeiro, J. A. B., da Silva, P. da R. L., Pereira, O. Ávila, Ilha, F. R. da S., & Afonso, M. da R. (2019). O bom professor de Educação Física na visão de acadêmicos de licenciatura. Motrivivência, 31(60), 01–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58476

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