40 anos do Simpósio Nacional de Educação Física: revisitando um espaço de produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89831

Palavras-chave:

Educação física, Estado da arte, Produção de conhecimento, Epistemologia

Resumo

O texto objetivou resgatar as memórias do Simpósio Nacional de Educação Física a partir dos trabalhos apresentados no evento. Realizou-se uma análise documental dos anais das edições de 1980 a 2021, a partir de: a) análise dos títulos, palavras-chave e resumos; b) análise do trabalho na íntegra, verificando a abordagem do conteúdo e categorização final a partir das áreas temáticas de conhecimento (ATC) estabelecidas. Cada resumo passou pela análise de dois pesquisadores adotando critérios de elegibilidade. O mapeamento das ATC foi baseado em temáticas delimitadas nos grupos temáticos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Assim foram elencadas seis ATC: Atividade motora, Saúde e desempenho; Escola; Currículo e formação docente; Lazer e políticas públicas; Memória, esporte e cultura; Inclusão e deficiência. A ESEF-UFPel alcançou um patamar diferenciado, no ensino de graduação e Pós-Graduação e a pluralidade de formação dos docentes, contribuiu significativamente para ser uma referência no cenário nacional. 

Biografia do Autor

Mariângela da Rosa Afonso, UFPEL

Doutora em Educação

Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Brasil

José Antonio Bicca Ribeiro, IFRS

Doutor em Educação Física

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Rio Grande, Brasil

Roberta Santos Azambuja dos Santos, IFSul

Doutora em Educação Física

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IF-Sul), Bagé, Brasil

Deborah Kazimoto Alves, UFSC

Graduada em Educação Física (Licenciatura). Mestranda em Educação Física

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Fernanda Woziak Tavares, UFPel

Graduada em Educação Física (Licenciatura)

Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Brasil

Referências

AFONSO, Mariângela da Rosa. Articulação do Conhecimento Graduação/Pós-Graduação: um estudo de caso da UFRGS. Tese (Doutorado em Educação). Universidade

Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

AFONSO, Mariângela da Rosa et al. Avaliação da Pós-Graduação: Possíveis mediações entre tensão e produção de conhecimento. In: LEITE, D.; FERNANDES, C. B (Orgs.). Qualidade da Educação Superior: Avaliação e implicações para o futuro da Universidade. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2012.

ANDRADE FILHO, Nelson Figueiredo de. Formação profissional em Educação Física brasileira: uma súmula da discussão dos anos de 1996 a 2000. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 22, n. 3, p. 23-37, mai. 2001. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/381/325 Acesso em: 12 jan. 2022

AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de; MALINA, André. Memória do currículo de formação profissional em Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, p. 129-142, jan. 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/231 Acesso em: 12 jan. 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BORBA, Fábio Seixas de. A década de outro no futebol de salão pelotense. Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2017. 63f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BRACHT, Valter. 30 anos do CBCE: os desafios para uma associação científica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 31-44, mai. 2009. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/536/372 Acesso em: 12 jan. 2022.

CASTELLANI-FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas: Papirus, 1991.

CORREIA, Jones Mendes. Vínculos Clubísticos e lógicas do jogo: Um estudo sobre a emergência e o processo de (des)elitização do futebol na cidade de Rio Grande-RS (1900-1916). Orientador: Luiz Carlos Rigo. 2014. 84f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Informação e documentação em Esporte, Educação Física e Lazer: O papel pedagógico do Centro de Memória do Esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 1, p. 199-207, set. 2003. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/185/192

LEITE, Denise et al. Avaliação de redes de pesquisa e colaboração. Avaliação, Campinas, v. 19, n. 1, p. 291-312, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/tvqZPTRfdvFZBmGrsn7HKhz/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.

LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; LEITE, Denise. Políticas de avaliação e inovação da Educação Superior: influências na produção do conhecimento. In: LEITE, Denise; FERNANDES, Cleoni Barboza (Orgs.). Qualidade da Educação Superior: Avaliação e implicações para o futuro da Universidade. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2012.

MANOEL, Edilson de Jesus; CARVALHO, Yara Maria. Pós-graduação na Educação Física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-406, ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PwmGj5kXrVpdj6YgnRpptgt/?lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.

MANOEL, Edilson de Jesus; TANI, Go. Preparação profissional em Educação Física e Esporte: Passado, presente e desafios para o futuro. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 13, p13-19, dez. 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139861/135116 Acesso em: 12 jan. 2022.

MORALES, Cíntia Engelkes. Grupo de Dança do Colégio Municipal Pelotense: por trás das cortinas, um apanhado histórico. Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2019. 71f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

NASCIMENTO, Diego Ebling do. Macho, bailarino e homossexual: Um olhar sobre as trajetórias de vida de professores dançantes. Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2013. 150f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

NEVES, Clarissa Baeta; MORCHE, Bruno; ANHAIA, Bruna Cruz de. Educação superior no Brasil: acesso, equidade e políticas de inclusão social. Controversias y Concurrências

Latino-americanas, ano 3, n. 4, p. 123-140, ago. 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5886/588665407007.pdf Acesso em: 12 jan. 2022.

PEREIRA, Ênio Araújo. Memórias, olhares e aventuras: A experiência do excursionismo na formação em Educação Física. Orientador: Luiz Carlos Rigo. 2009. 120f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.

QUADROS, Helder; AFONSO, Mariângela da Rosa; RIBEIRO, José Antonio Bicca. O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 18, n. 5, p. 576-584, set. 2013. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2920 Acesso em: 12 jan. 2022.

REZER, Ricardo. O CBCE como “solo comum” para diálogos necessários ao campo da Educação Física: quatro apontamentos introdutórios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 32, n. 1, p. 35-72, set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/fZZf858xMBxybcFGTnJ3cxw/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37–50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 12 jan. 2022.

SANTOS, Roberta Santos Azambuja dos; AFONSO, Mariângela da Rosa. Conexões em redes de conhecimento: os desafios face à produtividade científica. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 54, p. 290-306, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4758 Acesso em 12 jan. 2022.

SOUZA-NETO, Samuel de et al. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/230/232 Acesso em 12 jan. 2022.

TEIXEIRA, Cárin Gomes. Mapeamento dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em Educação Física na UFPel. Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2019. 60f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

THEIL, Larissa Zanetti. Memórias em movimento: Um estudo sobre o Grupo universitário de dança da ESEF/UFPEL (GRUD). Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

AFONSO, Mariângela da Rosa; BICCA RIBEIRO, José Antonio; AZAMBUJA DOS SANTOS, Roberta Santos; KAZIMOTO ALVES, Deborah; WOZIAK TAVARES, Fernanda. 40 anos do Simpósio Nacional de Educação Física: revisitando um espaço de produção do conhecimento. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e89831. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89831. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)