40 anos do Simpósio Nacional de Educação Física: revisitando um espaço de produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89831

Palavras-chave:

Educação física, Estado da arte, Produção de conhecimento, Epistemologia

Resumo

O texto objetivou resgatar as memórias do Simpósio Nacional de Educação Física a partir dos trabalhos apresentados no evento. Realizou-se uma análise documental dos anais das edições de 1980 a 2021, a partir de: a) análise dos títulos, palavras-chave e resumos; b) análise do trabalho na íntegra, verificando a abordagem do conteúdo e categorização final a partir das áreas temáticas de conhecimento (ATC) estabelecidas. Cada resumo passou pela análise de dois pesquisadores adotando critérios de elegibilidade. O mapeamento das ATC foi baseado em temáticas delimitadas nos grupos temáticos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Assim foram elencadas seis ATC: Atividade motora, Saúde e desempenho; Escola; Currículo e formação docente; Lazer e políticas públicas; Memória, esporte e cultura; Inclusão e deficiência. A ESEF-UFPel alcançou um patamar diferenciado, no ensino de graduação e Pós-Graduação e a pluralidade de formação dos docentes, contribuiu significativamente para ser uma referência no cenário nacional. 

Biografia do Autor

Mariângela da Rosa Afonso, UFPEL

Doutora em Educação Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Brasil

José Antonio Bicca Ribeiro, IFRS

Doutor em Educação Física Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Rio Grande, Brasil

Roberta Santos Azambuja dos Santos, IFSul

Doutora em Educação Física Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IF-Sul), Bagé, Brasil

Deborah Kazimoto Alves, UFSC

Graduada em Educação Física (Licenciatura). Mestranda em Educação Física Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Fernanda Woziak Tavares, UFPel

Graduada em Educação Física (Licenciatura) Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Brasil

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Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Seção Temática