40 anos do Simpósio Nacional de Educação Física: revisitando um espaço de produção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89831Palavras-chave:
Educação física, Estado da arte, Produção de conhecimento, EpistemologiaResumo
O texto objetivou resgatar as memórias do Simpósio Nacional de Educação Física a partir dos trabalhos apresentados no evento. Realizou-se uma análise documental dos anais das edições de 1980 a 2021, a partir de: a) análise dos títulos, palavras-chave e resumos; b) análise do trabalho na íntegra, verificando a abordagem do conteúdo e categorização final a partir das áreas temáticas de conhecimento (ATC) estabelecidas. Cada resumo passou pela análise de dois pesquisadores adotando critérios de elegibilidade. O mapeamento das ATC foi baseado em temáticas delimitadas nos grupos temáticos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Assim foram elencadas seis ATC: Atividade motora, Saúde e desempenho; Escola; Currículo e formação docente; Lazer e políticas públicas; Memória, esporte e cultura; Inclusão e deficiência. A ESEF-UFPel alcançou um patamar diferenciado, no ensino de graduação e Pós-Graduação e a pluralidade de formação dos docentes, contribuiu significativamente para ser uma referência no cenário nacional.
Referências
AFONSO, Mariângela da Rosa. Articulação do Conhecimento Graduação/Pós-Graduação: um estudo de caso da UFRGS. Tese (Doutorado em Educação). Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
AFONSO, Mariângela da Rosa et al. Avaliação da Pós-Graduação: Possíveis mediações entre tensão e produção de conhecimento. In: LEITE, D.; FERNANDES, C. B (Orgs.). Qualidade da Educação Superior: Avaliação e implicações para o futuro da Universidade. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2012.
ANDRADE FILHO, Nelson Figueiredo de. Formação profissional em Educação Física brasileira: uma súmula da discussão dos anos de 1996 a 2000. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 22, n. 3, p. 23-37, mai. 2001. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/381/325 Acesso em: 12 jan. 2022
AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de; MALINA, André. Memória do currículo de formação profissional em Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, p. 129-142, jan. 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/231 Acesso em: 12 jan. 2022.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BORBA, Fábio Seixas de. A década de outro no futebol de salão pelotense. Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2017. 63f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRACHT, Valter. 30 anos do CBCE: os desafios para uma associação científica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 31-44, mai. 2009. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/536/372 Acesso em: 12 jan. 2022.
CASTELLANI-FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas: Papirus, 1991.
CORREIA, Jones Mendes. Vínculos Clubísticos e lógicas do jogo: Um estudo sobre a emergência e o processo de (des)elitização do futebol na cidade de Rio Grande-RS (1900-1916). Orientador: Luiz Carlos Rigo. 2014. 84f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Informação e documentação em Esporte, Educação Física e Lazer: O papel pedagógico do Centro de Memória do Esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 1, p. 199-207, set. 2003. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/185/192
LEITE, Denise et al. Avaliação de redes de pesquisa e colaboração. Avaliação, Campinas, v. 19, n. 1, p. 291-312, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/tvqZPTRfdvFZBmGrsn7HKhz/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; LEITE, Denise. Políticas de avaliação e inovação da Educação Superior: influências na produção do conhecimento. In: LEITE, Denise; FERNANDES, Cleoni Barboza (Orgs.). Qualidade da Educação Superior: Avaliação e implicações para o futuro da Universidade. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2012.
MANOEL, Edilson de Jesus; CARVALHO, Yara Maria. Pós-graduação na Educação Física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-406, ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PwmGj5kXrVpdj6YgnRpptgt/?lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
MANOEL, Edilson de Jesus; TANI, Go. Preparação profissional em Educação Física e Esporte: Passado, presente e desafios para o futuro. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 13, p13-19, dez. 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139861/135116 Acesso em: 12 jan. 2022.
MORALES, Cíntia Engelkes. Grupo de Dança do Colégio Municipal Pelotense: por trás das cortinas, um apanhado histórico. Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2019. 71f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
NASCIMENTO, Diego Ebling do. Macho, bailarino e homossexual: Um olhar sobre as trajetórias de vida de professores dançantes. Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2013. 150f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
NEVES, Clarissa Baeta; MORCHE, Bruno; ANHAIA, Bruna Cruz de. Educação superior no Brasil: acesso, equidade e políticas de inclusão social. Controversias y Concurrências
Latino-americanas, ano 3, n. 4, p. 123-140, ago. 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5886/588665407007.pdf Acesso em: 12 jan. 2022.
PEREIRA, Ênio Araújo. Memórias, olhares e aventuras: A experiência do excursionismo na formação em Educação Física. Orientador: Luiz Carlos Rigo. 2009. 120f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
QUADROS, Helder; AFONSO, Mariângela da Rosa; RIBEIRO, José Antonio Bicca. O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 18, n. 5, p. 576-584, set. 2013. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2920 Acesso em: 12 jan. 2022.
REZER, Ricardo. O CBCE como “solo comum” para diálogos necessários ao campo da Educação Física: quatro apontamentos introdutórios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 32, n. 1, p. 35-72, set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/fZZf858xMBxybcFGTnJ3cxw/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37–50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 12 jan. 2022.
SANTOS, Roberta Santos Azambuja dos; AFONSO, Mariângela da Rosa. Conexões em redes de conhecimento: os desafios face à produtividade científica. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 54, p. 290-306, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4758 Acesso em 12 jan. 2022.
SOUZA-NETO, Samuel de et al. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/230/232 Acesso em 12 jan. 2022.
TEIXEIRA, Cárin Gomes. Mapeamento dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em Educação Física na UFPel. Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2019. 60f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
THEIL, Larissa Zanetti. Memórias em movimento: Um estudo sobre o Grupo universitário de dança da ESEF/UFPEL (GRUD). Orientador: Mariângela da Rosa Afonso. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).