Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio

Fabiana Celente Montiel, Mariângela da Rosa Afonso, Leontine Lima dos Santos, Patrícia da Rosa Louzada da Silva

Resumo


Os temas ética, autonomia e pensamento crítico em práticas de Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM) necessitam maiores discussões no campo acadêmico, já que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê o desenvolvimento dessas temáticas como uma das finalidades desse nível de ensino. O objetivo do estudo foi mapear, em artigos de alguns periódicos nacionais da área, a produção do conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos professores de EF. Foi realizado um estado de estado da arte em seis periódicos, a partir do descritor “ensino médio” no resumo; foram encontrados 93 artigos, sendo que 25 abordavam os temas em questão e apenas 9 tratavam de um ação, aplicação e/ou intervenção prática nas aulas de EF no EM. Portanto, faz-se necessário incorporar práticas pedagógicas a partir desses temas, com estratégias que valorizem a área, cumpram a legislação e contemplem uma formação integral e cidadã do educando.


Palavras-chave


Educação física; Ensino médio; Ética; Pensamento crítico; Autonomia

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56991



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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