Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56991

Resumo

Os temas ética, autonomia e pensamento crítico em práticas de Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM) necessitam maiores discussões no campo acadêmico, já que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê o desenvolvimento dessas temáticas como uma das finalidades desse nível de ensino. O objetivo do estudo foi mapear, em artigos de alguns periódicos nacionais da área, a produção do conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos professores de EF. Foi realizado um estado de estado da arte em seis periódicos, a partir do descritor “ensino médio” no resumo; foram encontrados 93 artigos, sendo que 25 abordavam os temas em questão e apenas 9 tratavam de um ação, aplicação e/ou intervenção prática nas aulas de EF no EM. Portanto, faz-se necessário incorporar práticas pedagógicas a partir desses temas, com estratégias que valorizem a área, cumpram a legislação e contemplem uma formação integral e cidadã do educando.

Biografia do Autor

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação - IFSul, Ciência e Tecnologia, Campus Pelotas

Doutorando em Educação Física pela ESEF/UFPel.

Professora Câmpus Pelotas - IFSul.

Pelotas / RS - Brasil.

montielfabi@msn.com

 

Mariângela da Rosa Afonso, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

Professora doutora titular da ESEF/UFPel

Pós doutorado UFRGS

Pelotas / RS - Brasil.

 

Leontine Lima dos Santos, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação Física pela ESEF/UFPel.

Assessora Pedagógica da Educação Física na Secretaria de Município da Educação em Rio Grande

Professora no curso de Educação Física na Anhanguera Educacional em Rio Grande

Pelotas / RS - Brasil.

Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física pela ESEF/UFPel.

Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pelotas / RS - Brasil.

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Montiel, F. C., Afonso, M. da R., Santos, L. L. dos, & Silva, P. da R. L. da. (2019). Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio. Motrivivência, 31(58), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56991

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