Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e77032

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação física escolar, Prática pedagógica

Resumo

 

 

Os processos de formação continuada foram intensificados nos anos de 2018/2019 no município de Rio Grande/RS para atender a legislação vigente. O presente estudo realizado, com 58 professores de Educação Física, objetivou compreender a percepção sobre a participação nos processos formativos propostos e as contribuições na prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, que utilizou um questionário autoaplicado como instrumento para coleta de dados. A análise de conteúdo permeou a organização, o entendimento e apontou as categorias desenvolvidas. Os professores sinalizam que participar dos processos formativos é uma oportunidade de compartilhamento e troca de experiências, que possibilita a inovação através da busca por novos conteúdos e metodologias de modo a qualificar a sua prática pedagógica, além de ser um espaço propício para o exercício da prática reflexiva, impulsionando as adaptações necessárias aos diferentes contextos.

 

Biografia do Autor

Leontine Lima dos Santos, Universidade Federal de PelotasEscola Superior de Educação Física

Doutora em Educação Física - UFPel

Prefeitura Municipal do Rio Grande

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação - IFSul, Ciência e Tecnologia, Campus Pelotas

Doutora em Educação Física -ESEF/UFPel

 

 

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de PelotasEscola Superior de Educação Física

Doutora em Educação - Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Referências

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Publicado

2021-03-03

Edição

Seção

Artigos Originais