Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e77032

Resumo

 

 

Os processos de formação continuada foram intensificados nos anos de 2018/2019 no município de Rio Grande/RS para atender a legislação vigente. O presente estudo realizado, com 58 professores de Educação Física, objetivou compreender a percepção sobre a participação nos processos formativos propostos e as contribuições na prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, que utilizou um questionário autoaplicado como instrumento para coleta de dados. A análise de conteúdo permeou a organização, o entendimento e apontou as categorias desenvolvidas. Os professores sinalizam que participar dos processos formativos é uma oportunidade de compartilhamento e troca de experiências, que possibilita a inovação através da busca por novos conteúdos e metodologias de modo a qualificar a sua prática pedagógica, além de ser um espaço propício para o exercício da prática reflexiva, impulsionando as adaptações necessárias aos diferentes contextos.

 

Biografia do Autor

Leontine Lima dos Santos, Universidade Federal de PelotasEscola Superior de Educação Física

Doutora em Educação Física - UFPel

Prefeitura Municipal do Rio Grande

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação - IFSul, Ciência e Tecnologia, Campus Pelotas

Doutora em Educação Física -ESEF/UFPel

 

 

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de PelotasEscola Superior de Educação Física

Doutora em Educação - Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Referências

AZEVEDO, Andréa Maria Pires; et al. Formação continuada na prática pedagógica: a Educação Física em questão. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 04, p. 245-262, out./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/11809. Acesso em: 20 de jun. 2020.

BAGATINI, Gabriela Zucki, SOUZA, Maristela da Silva. Formação continuada para professores de Educação Física: análise da produção do conhecimento. Revista Motrivivência, v. 31, n. 58, p. 01-16, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55279/40210. Acesso em: 01 de set. 2020.

BAHIA, Cristiano de Sant Anna. Formação continuada em exercício de professores da educação física escolar: Contribuições para a prática pedagógica. 2016. 194 p. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BORGES, Simoni Pereira; CARVALHO, Edione Teixeira de. O papel do formador no processo de formação continuada: formadores ou informadores. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, p. 01-18, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338424351_O_papel_do_formador_no_processo_de_formacao_continuada_Formadores_ou_Informadores. Acesso em: 20 de jun. 2020.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2 de 20 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: CNE/CP, 2017.

FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Revista Contexto e Educação. Ijuí, RS, v. 2, n. 7, p. 19-24, 1987.

GODOI, Marcos.; BORGES, Cecilia. A percepção dos professores sobre o currículo de educação física e a formação continuada em Cuiabá-MT, Brasil. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 379-395, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/godoi-borges.pdf. Acesso em: 20 de jun. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.)Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 15-34.

OLIVEIRA, Fabyana. Soares Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: UFRN, 2020.

RIGH, Marisa; MARIN, Elizara Carolina; SOUZA, Maristela da Silva. Formação continuada: entendimentos e vivencias dos professores de educação física no contexto do governo estadual (RS) gestão 2007/2010. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 4, p. 875-890, out./dez., 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892012000400006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 de jun. 2020.

RIO GRANDE. Lei nº 7848/2015. Altera a redação dos artigos 5º, 6º, 7º E 8º da lei 5.336/1999. Rio Grande, 2015.

RS – RIO GRANDE DO SUL. Resolução nº 345, de 12 de dezembro de 2018. Institui e orienta a implementação do Referencial Curricular Gaúcho – RCG. Conselho estadual de Educação do Rio Grande do Sul, 2018.

ROSSI, Fernanda. Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento. 2013. 286 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro: UNESP, 2013a.

ROSSI, Fernanda. A formação continuada sob análise do professor escolar. São Paulo: Editora Unesp, 2013b.

ROSSI, Fernanda.; HUNGER, Dagmar. A formação continuada de professores: entre o “real” e o “ideal”. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 821-1113, out./dez. 2012a. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/15564. Acesso em: 20 de jun. 2020.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, D. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de educação física. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p. 323-38, abr./jun. 2012b. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092012000200014&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 20 de jun. 2020.

SILVA, Elifas Levi; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida. Algumas implicações do trabalho coletivo na formação continuada de professores. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.03, p. 31-49, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172011000300031&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 de jun. 2020.

SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da; MONTIEL, Fabiana Celente ; ROSSETTO JÚNIOR, Adriano José; PINHEIRO, Eraldo dos Santos. Formação continuada de professores e a aplicação dos princípios pedagógicos do esporte educacional. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.10, p. 169-185, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2352. Acesso em: 20 de jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

SANTOS, Leontine Lima dos; MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariângela da Rosa. Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5007/2175-8042.2021e77032. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/77032. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)