Conteúdos de Educação Física escolar e a implantação da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86495Palavras-chave:
Prática pedagógica, Ensino fundamental, CurrículoResumo
O objetivo do estudo foi identificar os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, de escolas centrais de uma cidade do sul do Rio Grande do Sul, e sua relação com a BNCC. Caracteriza-se por ser um estudo descritivo, desenvolvido em cinco escolas centrais, a partir de dois eixos: a) questionário com estudantes das turmas de 8° e 9° anos; b) entrevista com professores de Educação Física. A partir da análise do corpus da pesquisa observou-se o predomínio das modalidades esportivas clássicas e um parecer positivo por parte dos alunos em relação às aulas e aos conteúdos ministrados nelas. Os professores participantes alegaram conhecer pouco sobre a BNCC e se sentirem despreparados para a sua implantação, salientaram a falta de discussão e construção de propostas desse tipo, junto com os professores que estão atuando no ambiente escolar.
Referências
ANDRADE, Eduardo Azevedo de; LETTNIN, Carla da Conceição. Motivação discente frente às diferentes composições de turmas (des)seriadas para a Educação Física do ensino médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 01-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76372. Acesso em: 21 dez. 2021.
ANDRADE, Danielle Müller de; MONTIEL, Fabiana Celente; PEREIRA, Flávio Medeiros. Motivação docente e o trabalho com o esporte extraclasse. In: Editora Poisson (Org.). Formação e Prática Docente. Série Educar. v. 46. Belo Horizonte-MG: Poisson, 2020. p. 111-116.
ARAÚJO, Samuel Nascimento de; ROCHA, Leandro Oliveira; BOSSLE, Fabiano. Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 205-221, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p205. Acesso em: 13 out. 2021.
BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Intervenção pedagógica em Educação Física escolar: um recorte da escola pública. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 316-330, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p316. Acesso em: 13 out. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 abr. 2018.
COSTA, Luciane Cristina Arantes; NASCIMENTO Juarez Vieira do Prática pedagógica de professores de educação física: conteúdos e abordagens pedagógicas. Jounal of Physical Education, Maringá, v. 17, n. 2, p. 161-167, 2. sem. 2006. Disponível em: Acesso em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3336. Acesso em: 21 out. 2021.
DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551/18264. Acesso em: 21 de mai. 2012.
GARCIA, Maikil Gabriel. As perspectivas dos alunos de 8º e 9º anos em relação à educação física escolar em uma escola pública. 2011. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes: NASCIMENTO, Gilvana Conceição: FERNANDES, Cleonice Terezinha: KFOURI, Samira Fayez. Visão de professores de escolas de Cuiabá/MT e Campo Verde/MT sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 657-673, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5506. Acesso em: 21 out. 2021.
MARTINELI, Telma Adriana Pacifico; MAGALHÃES, Carlos Henrique; MILESKI, Keros Gustavo; ALMEIDA, Eliane Maria de. A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 76-95, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76. Acesso em: 13 out. 2021.
MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariângela da Rosa; SANTOS, Leontine Lima dos, SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da. Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1-21, maio 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56991. Acesso em: 02 abr. 2021.
MOREIRA, Laine Rocha; OLIVEIRA; Marcos Renan Freitas de; SOARES, Marta Genú; ABREU, Meriane Conceição Paiva; NOGUEIRA, Suziane Chaves. Apreciação da Base Nacional Comum Curricular e a Educação Física em foco. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 61-75, set. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p61. Acesso em: 13 out. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÙNIOR, Marcílio; A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p188. Acesso em: 21 out. 2021.
NETO, Severino Santino do Nascimento. Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de educação física nas escolas de ensino fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. 2012. 20 f. Trabalho de conclusão do curso. Universidade Estadual da Paraíba, Paraiba, 2012.
PIZANI, Juliana; BARBOSA-RINALDI, Ieda; MIRANDA, Antônio Carlos; VIEIRA, Lenamar. (Des)motivação na Educação Física escolar: Uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v. 38, n. 3, p. 259-266, 2016. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1770. Acesso em: 27 dez. 2021.
ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro SP, v. 11, n. 3, p. 167-178, set./dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.5016/78. Acesso em: 21 out. 2021.
SANTOS , Leontine Lima dos; MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO; Mariângela da Rosa.
Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 01-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/77032. Acesso em: 27 dez. 2021.
SILVA, Júnior Vagner Pereira da; SILVA, Luiza Lana Gonçalves. Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental em Campo Grande/MS. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 2, p. 22-31, abr. 2015. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4607/3860. Acesso em: 21 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).