Conteúdos de Educação Física escolar e a implantação da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86495

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Ensino fundamental, Currículo

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, de escolas centrais de uma cidade do sul do Rio Grande do Sul, e sua relação com a BNCC. Caracteriza-se por ser um estudo descritivo, desenvolvido em cinco escolas centrais, a partir de dois eixos: a) questionário com estudantes das turmas de 8° e 9° anos; b) entrevista com professores de Educação Física. A partir da análise do corpus da pesquisa observou-se o predomínio das modalidades esportivas clássicas e um parecer positivo por parte dos alunos em relação às aulas e aos conteúdos ministrados nelas. Os professores participantes alegaram conhecer pouco sobre a BNCC e se sentirem despreparados para a sua implantação, salientaram a falta de discussão e construção de propostas desse tipo, junto com os professores que estão atuando no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Igor Darlan Krause Romig, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica PPGEF ESEF/UFPEL. Graduado em Educação física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa - GPEFE da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação - EM_Edu, do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc. Professora de ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas e professora do curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação física, ensino médio, autonomia, prática pedagógica, formação e trajetória docente.

Felipe Fernando Guimarães da Silva, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Professor de Educação Física do Município de Pelotas atuando na Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Meneghetti. Licenciado em Educação Física, cursando Mestrado acadêmico na linha de Formação Profissional e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GEPEF) e do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol). Supervisor do Projeto de Extensão Jogando para Aprender. Atuou como professor das Atividades Complementares do Colégio Gonzaga com iniciação à Ginástica Artística e do Projeto "O Esporte Educacional invade o nosso lar: Vem jogar no Instituto Lar de Jesus" com fomento do PROESPORTE da Prefeitura Municipal de Pelotas; monitor Bolsista e Voluntário das disciplinas: Introdução à Educação Física: Enfoque na Escola (2017- 2019), Voleibol I (2017) e Pedagogia do Esporte (2019) além de Voluntário e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESEF/UFPel de 2015 à 2018.

Fernanda Souza-Teixeira, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Doutorado em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidade de León, Espanha (2006), e Pós-doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidad de León, Espanha (2017). Tem experiência na área das Ciencias da Saúde e Educação Física, com ênfase em prescrição de exercício físico para populações especiais; e atua com Práticas Integrativas e Complementares.

Referências

ANDRADE, Eduardo Azevedo de; LETTNIN, Carla da Conceição. Motivação discente frente às diferentes composições de turmas (des)seriadas para a Educação Física do ensino médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 01-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76372. Acesso em: 21 dez. 2021.

ANDRADE, Danielle Müller de; MONTIEL, Fabiana Celente; PEREIRA, Flávio Medeiros. Motivação docente e o trabalho com o esporte extraclasse. In: Editora Poisson (Org.). Formação e Prática Docente. Série Educar. v. 46. Belo Horizonte-MG: Poisson, 2020. p. 111-116.

ARAÚJO, Samuel Nascimento de; ROCHA, Leandro Oliveira; BOSSLE, Fabiano. Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 205-221, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p205. Acesso em: 13 out. 2021.

BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Intervenção pedagógica em Educação Física escolar: um recorte da escola pública. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 316-330, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p316. Acesso em: 13 out. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 abr. 2018.

COSTA, Luciane Cristina Arantes; NASCIMENTO Juarez Vieira do Prática pedagógica de professores de educação física: conteúdos e abordagens pedagógicas. Jounal of Physical Education, Maringá, v. 17, n. 2, p. 161-167, 2. sem. 2006. Disponível em: Acesso em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3336. Acesso em: 21 out. 2021.

DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551/18264. Acesso em: 21 de mai. 2012.

GARCIA, Maikil Gabriel. As perspectivas dos alunos de 8º e 9º anos em relação à educação física escolar em uma escola pública. 2011. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes: NASCIMENTO, Gilvana Conceição: FERNANDES, Cleonice Terezinha: KFOURI, Samira Fayez. Visão de professores de escolas de Cuiabá/MT e Campo Verde/MT sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 657-673, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5506. Acesso em: 21 out. 2021.

MARTINELI, Telma Adriana Pacifico; MAGALHÃES, Carlos Henrique; MILESKI, Keros Gustavo; ALMEIDA, Eliane Maria de. A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 76-95, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76. Acesso em: 13 out. 2021.

MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariângela da Rosa; SANTOS, Leontine Lima dos, SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da. Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1-21, maio 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56991. Acesso em: 02 abr. 2021.

MOREIRA, Laine Rocha; OLIVEIRA; Marcos Renan Freitas de; SOARES, Marta Genú; ABREU, Meriane Conceição Paiva; NOGUEIRA, Suziane Chaves. Apreciação da Base Nacional Comum Curricular e a Educação Física em foco. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 61-75, set. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p61. Acesso em: 13 out. 2021.

NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÙNIOR, Marcílio; A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p188. Acesso em: 21 out. 2021.

NETO, Severino Santino do Nascimento. Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de educação física nas escolas de ensino fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. 2012. 20 f. Trabalho de conclusão do curso. Universidade Estadual da Paraíba, Paraiba, 2012.

PIZANI, Juliana; BARBOSA-RINALDI, Ieda; MIRANDA, Antônio Carlos; VIEIRA, Lenamar. (Des)motivação na Educação Física escolar: Uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v. 38, n. 3, p. 259-266, 2016. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1770. Acesso em: 27 dez. 2021.

ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro SP, v. 11, n. 3, p. 167-178, set./dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.5016/78. Acesso em: 21 out. 2021.

SANTOS , Leontine Lima dos; MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO; Mariângela da Rosa.

Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 01-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/77032. Acesso em: 27 dez. 2021.

SILVA, Júnior Vagner Pereira da; SILVA, Luiza Lana Gonçalves. Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental em Campo Grande/MS. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 2, p. 22-31, abr. 2015. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4607/3860. Acesso em: 21 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

ROMIG, Igor Darlan Krause; MONTIEL, Fabiana Celente; GUIMARÃES DA SILVA, Felipe Fernando; SOUZA-TEIXEIRA, Fernanda. Conteúdos de Educação Física escolar e a implantação da BNCC. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e86495. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/86495. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)