Conteúdos de Educação Física escolar e a implantação da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86495

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Ensino fundamental, Currículo

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, de escolas centrais de uma cidade do sul do Rio Grande do Sul, e sua relação com a BNCC. Caracteriza-se por ser um estudo descritivo, desenvolvido em cinco escolas centrais, a partir de dois eixos: a) questionário com estudantes das turmas de 8° e 9° anos; b) entrevista com professores de Educação Física. A partir da análise do corpus da pesquisa observou-se o predomínio das modalidades esportivas clássicas e um parecer positivo por parte dos alunos em relação às aulas e aos conteúdos ministrados nelas. Os professores participantes alegaram conhecer pouco sobre a BNCC e se sentirem despreparados para a sua implantação, salientaram a falta de discussão e construção de propostas desse tipo, junto com os professores que estão atuando no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Igor Darlan Krause Romig, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica PPGEF ESEF/UFPEL. Graduado em Educação física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa - GPEFE da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação - EM_Edu, do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc. Professora de ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas e professora do curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação física, ensino médio, autonomia, prática pedagógica, formação e trajetória docente.

Felipe Fernando Guimarães da Silva, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Professor de Educação Física do Município de Pelotas atuando na Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Meneghetti. Licenciado em Educação Física, cursando Mestrado acadêmico na linha de Formação Profissional e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GEPEF) e do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol). Supervisor do Projeto de Extensão Jogando para Aprender. Atuou como professor das Atividades Complementares do Colégio Gonzaga com iniciação à Ginástica Artística e do Projeto "O Esporte Educacional invade o nosso lar: Vem jogar no Instituto Lar de Jesus" com fomento do PROESPORTE da Prefeitura Municipal de Pelotas; monitor Bolsista e Voluntário das disciplinas: Introdução à Educação Física: Enfoque na Escola (2017- 2019), Voleibol I (2017) e Pedagogia do Esporte (2019) além de Voluntário e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESEF/UFPel de 2015 à 2018.

Fernanda Souza-Teixeira, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Doutorado em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidade de León, Espanha (2006), e Pós-doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidad de León, Espanha (2017). Tem experiência na área das Ciencias da Saúde e Educação Física, com ênfase em prescrição de exercício físico para populações especiais; e atua com Práticas Integrativas e Complementares.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

ROMIG, Igor Darlan Krause; MONTIEL, Fabiana Celente; GUIMARÃES DA SILVA, Felipe Fernando; SOUZA-TEIXEIRA, Fernanda. Conteúdos de Educação Física escolar e a implantação da BNCC. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e86495. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/86495. Acesso em: 26 dez. 2024.

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