Contenidos de Educación Física y la implementación de la BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86495

Palabras clave:

Práctica pedagógica

Resumen

El objetivo del estudio fue el de identificar los contenidos que estaban siendo desarrollados en las clases de Educación Física de la enseñanza primaria, de escuelas de la zona central de una ciudad del sur del Rio Grande do Sul, y su relación con la BNCC. Se caracteriza por una pesquisa descriptiva a partir de dos ejes: a) cuestionario con estudiantes; b) entrevista con profesores de Educación Física. En base al análisis del corpus de la pesquisa se observó un predominio de las modalidades deportivas clásicas y un parecer positivo por parte de los alumnos referente a las clases y contenidos enseñados en ellas. Los profesores participantes alegaron conocer poco sobre la BNCC y no se sentían preparados para la implantación de lo previsto en el documento. Además, destacaron la ausencia de discusión y construcción de proposiciones del estilo, con la participación de profesores que estén trabajando en ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Igor Darlan Krause Romig, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica PPGEF ESEF/UFPEL. Graduado em Educação física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa - GPEFE da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação - EM_Edu, do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc. Professora de ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas e professora do curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação física, ensino médio, autonomia, prática pedagógica, formação e trajetória docente.

Felipe Fernando Guimarães da Silva, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Professor de Educação Física do Município de Pelotas atuando na Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Meneghetti. Licenciado em Educação Física, cursando Mestrado acadêmico na linha de Formação Profissional e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GEPEF) e do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol). Supervisor do Projeto de Extensão Jogando para Aprender. Atuou como professor das Atividades Complementares do Colégio Gonzaga com iniciação à Ginástica Artística e do Projeto "O Esporte Educacional invade o nosso lar: Vem jogar no Instituto Lar de Jesus" com fomento do PROESPORTE da Prefeitura Municipal de Pelotas; monitor Bolsista e Voluntário das disciplinas: Introdução à Educação Física: Enfoque na Escola (2017- 2019), Voleibol I (2017) e Pedagogia do Esporte (2019) além de Voluntário e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESEF/UFPel de 2015 à 2018.

Fernanda Souza-Teixeira, Escola Superior de Educação Física / Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Doutorado em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidade de León, Espanha (2006), e Pós-doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidad de León, Espanha (2017). Tem experiência na área das Ciencias da Saúde e Educação Física, com ênfase em prescrição de exercício físico para populações especiais; e atua com Práticas Integrativas e Complementares.

Citas

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Publicado

2022-09-01

Cómo citar

Romig, I. D. K., Montiel, F. C., Guimarães da Silva, F. F. ., & Souza-Teixeira, F. (2022). Contenidos de Educación Física y la implementación de la BNCC. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86495

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